Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWielewicki, Hamilton de Godoy
dc.creatorBittencourt, Joséli Pasetto
dc.date.accessioned2014-04-25
dc.date.accessioned2014-04-25T12:18:10Z
dc.date.available2014-04-25T12:18:10Z
dc.date.issued2013-08-13
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/174
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractTaking the Brazilian educational setting into account, the relationship between university and basic education schools is an increasingly important topic. Within such context, teacher education and school management are constantly listed as relevant issues whenever quality assurance in education is concerned. Aiming at better perceiving such relationship, this study purports to understand to what extent the issue of student teaching practice management within the school environment impacts teacher education as seen from a broader perspective. In order to cope with the goals of the study, a qualitative research approach was used, through which it was possible to infer a number of issues based on curriculum documental analysis of both a school (PPP) and a set of teacher education programs at Universidade Federal de Santa Maria (PPCs). Besides that, semi-structured interviews were carried out with student teachers from the programs selected, as well as with school management staff at Instituto Estadual Padre Caetano, who were in charge of managing student teaching at the school. The theoretical approach of the study is grounded authors such as Pimenta (2004), Lück (1998) and Wielewicki (2010). Based on the data collected it was possible to realize some fragilities on the relationship between university and school, especially whenever school management and student teaching are concerned. The interviews with the student teachers also evidenced some gaps in their education, which are then discussed along this monograph.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleEstágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RSpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoConsiderando a realidade educacional brasileira, a relação entre universidade e escola básica é um tema que tem ganhado destaque. Neste contexto, formação de professores e gestão escolar são temas que estão bastante em voga quando se fala em melhorias na qualidade da educação. Buscando melhor perceber tal relação, a presente pesquisa se propôs em compreender em que medida a questão da gestão dos estágios nas escolas impacta na formação docente. Para auxiliar no entendimento de algumas questões referentes à temática, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, em que foi possível inferir questões a partir de uma análise bibliográfica de documentos da escola e dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de entrevistas semiestruturadas com acadêmicos de alguns cursos de licenciatura da UFSM e com gestores do Instituto Estadual Padre Caetano, responsáveis por receber os estagiários. A pesquisa está apoiada em autores como Pimenta (2004), Lück (1998) e Wielewicki (2010). Com base nos dados obtidos, foi possível perceber algumas fragilidades na relação entre universidade e escola, principalmente no que concerne à gestão da escola e ao estágio curricular supervisionado. Foi possível perceber ainda, por meio das entrevistas com estagiários, algumas lacunas quanto à formação docente, as quais também merecem destaque nesta pesquisa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples