dc.contributor.advisor | Copetti, Rosana Estela | |
dc.creator | Umpierre, Patrícia Cereser Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T14:32:00Z | |
dc.date.available | 2019-07-22T14:32:00Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17514 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Língua | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | A influência das práticas pedagógicas na formação da identidade e cultura surda | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Gabriel, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as possíveis influências das práticas
pedagógicas desenvolvidas na escola regular, na formação da identidade e da
cultura dos alunos surdos, como também, buscar um caminho norteador para que
essas práticas venham a propiciar uma educação de qualidade. A inclusão de
alunos surdos impõe inúmeros desafios ao sistema de ensino. Novas práticas são
produzidas, voltadas ao reconhecimento das possibilidades dos alunos surdos em
que são potencializadas suas diferenças lingüísticas e culturais. Nas propostas
pedagógicas desenvolvidas com essa perspectiva, o objetivo é consolidar uma
situação de bilingüismo, em que a língua de sinais seja mediadora no acesso às
atividades escolares, e a língua portuguesa seja aprendida como uma segunda
língua. Assim, possibilita o trabalho com as diferenças dos sujeitos surdos e suas
possibilidades alternativas de comunicação e aprendizagem. A metodologia utilizada
para elaboração do referido artigo é a pesquisa bibliográfica, embasada em
documentos já editados sobre o assunto, seguindo autores como Fernandez (1993),
Focault (1991), Perlin (2004), Santos (2000), Silva (2000), Skliar (2000, 2003),
Stroebel (2008) e outros. Dentro das possibilidades educacionais sociais, dos
surdos, o aspecto mais significativo repousa no reconhecimento do seu potencial
visual na produção de formas alternativas de interação e comunicação simbólica,
sendo a língua de sinais seu produto cultural mais representativo. Desse modo, ao
invés de “deficientes” eles passam a ser reconhecidos como um grupo cultural que
utiliza uma linguagem minoritária – a Libras, em relação à língua oficial do país – a
Língua Portuguesa. A prática escolar exige uma constante reflexão sobre os
conteúdos, os objetivos, as metodologias e as formas de avaliação em uso na escola
e sua adequação às possibilidades dos alunos surdos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |