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dc.contributor.advisorCopetti, Rosana Estela
dc.creatorUmpierre, Patrícia Cereser Fernandes
dc.date.accessioned2019-07-22T14:32:00Z
dc.date.available2019-07-22T14:32:00Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17514
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSurdospor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectLínguapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleA influência das práticas pedagógicas na formação da identidade e cultura surdapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Gabriel, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo refletir sobre as possíveis influências das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola regular, na formação da identidade e da cultura dos alunos surdos, como também, buscar um caminho norteador para que essas práticas venham a propiciar uma educação de qualidade. A inclusão de alunos surdos impõe inúmeros desafios ao sistema de ensino. Novas práticas são produzidas, voltadas ao reconhecimento das possibilidades dos alunos surdos em que são potencializadas suas diferenças lingüísticas e culturais. Nas propostas pedagógicas desenvolvidas com essa perspectiva, o objetivo é consolidar uma situação de bilingüismo, em que a língua de sinais seja mediadora no acesso às atividades escolares, e a língua portuguesa seja aprendida como uma segunda língua. Assim, possibilita o trabalho com as diferenças dos sujeitos surdos e suas possibilidades alternativas de comunicação e aprendizagem. A metodologia utilizada para elaboração do referido artigo é a pesquisa bibliográfica, embasada em documentos já editados sobre o assunto, seguindo autores como Fernandez (1993), Focault (1991), Perlin (2004), Santos (2000), Silva (2000), Skliar (2000, 2003), Stroebel (2008) e outros. Dentro das possibilidades educacionais sociais, dos surdos, o aspecto mais significativo repousa no reconhecimento do seu potencial visual na produção de formas alternativas de interação e comunicação simbólica, sendo a língua de sinais seu produto cultural mais representativo. Desse modo, ao invés de “deficientes” eles passam a ser reconhecidos como um grupo cultural que utiliza uma linguagem minoritária – a Libras, em relação à língua oficial do país – a Língua Portuguesa. A prática escolar exige uma constante reflexão sobre os conteúdos, os objetivos, as metodologias e as formas de avaliação em uso na escola e sua adequação às possibilidades dos alunos surdos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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