Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorTaglietti, Jaqueline Biazus Pin
dc.date.accessioned2019-07-22T14:45:58Z
dc.date.available2019-07-22T14:45:58Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17515
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstract“The paradigm‟s construction of the social development under the perspective of the cooperative education: a boarding of the educational managers” intends to analyze the great contradiction between competition and cooperation. This investigation looks this relation under from of a system wich stimulates the human being for to be the first one, doing a reflexion about the changes from historical-structural, that have as basic question the introduction of a new methodology of learning adequated to the lived reality and the conception from educational managers from the Constantina‟s city about this conception and differentiation. For other side there is a reflexion about the application and registers wich they are related to the cooperative education in the schools municipal. The Politician Pedagogical project of the municipal schools also is part of the study in question, under the approach to verify its boarding how much to the competitive and/or cooperative education, knowing and diagnosis the context in which the school is basing. This study beyond approaching elucidating the cooperative education as basic for the advance for the collectivity, also it revealed to the most importance of terms in the cooperative community school, where teachers, parents and pupils construct there oven educative history along to school period and that this extends for all life through the formation of independent, critical and cooperative citizens.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectCompetiçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCooperationeng
dc.subjectCompetitioneng
dc.subjectEducationeng
dc.titleConstrução do paradigma do desenvolvimento social sob a perspectiva da educação coopertaiva: uma abordagem dos gestores educacioniaspor
dc.title.alternativeThe paradigm‟s construction of the social development under the perspective of the cooperative education: a boarding of the educational managerseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumo“A construção do paradigma do desenvolvimento social sob a perspectiva da educação cooperativa: uma abordagem dos gestores educacionais” pretende analisar a grande contradição entre competição e cooperação. Esta pesquisa observa esta relação sob a égide de um sistema que estimula o ser humano a ser o primeiro, refletindo sobre as mudanças histórico-estruturais que tem como fundamental questão a introdução de uma nova metodologia de ensino adequada à realidade vivida e a concepção dos gestores educacionais do município de Constantina acerca desta conceitualização e diferenciação. Além disso, discute aspectos sobre sua aplicação e dos registros no que se referem à educação cooperativa nas escolas municipais. O Projeto Político Pedagógico das escolas municipais também faz parte do estudo em questão, sob o enfoque de verificar sua abordagem quanto à educação competitiva e/ou cooperativa, conhecendo e diagnosticando o contexto no qual a escola esta alicerçada. Este estudo além de abordar elucidando a educação cooperativa como fundamental para o avanço da coletividade, também revelou a suma importância de termos na escola uma comunidade cooperativa, onde professores, pais e alunos construam sua própria história educativa ao longo do período escolar e que esta se estenda por toda vida através da formação de cidadãos autônomos, críticos e cooperativos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto