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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorHoppe, Cleci Aparecida Bulsing
dc.date.accessioned2019-07-22T20:12:53Z
dc.date.available2019-07-22T20:12:53Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationHOPPE, C. A. B. O brincar na prática pedagógica da educação infantil. 2018. 45p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17524
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Noturno, RS, 2018.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.titleO brincar na prática pedagógica da educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como temática de pesquisa o brincar na prática pedagógica da Educação Infantil. Este trabalho de Conclusão de Curso, apresenta como problema de pesquisa: Quais os espaços que o brincar ocupa a partir do olhar das crianças na Educação Infantil, de escola pública de Santa Maria/ RS? Para responder a esta inquietação temos como Objetivo Geral: Revisitar a importância de aprender brincando, pelo olhar das crianças na prática pedagógica da Educação Infantil. Objetivos Específicos. Conhecer as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, recortando o papel dos brinquedos, ludicidade e jogos no processo de cuidar e educar as crianças da Educação Infantil. Buscar atividades lúdicas para serem implementadas no Estágio Supervisionado na Educação Infantil. A metodologia adotada está baseada em uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante, desenvolvida em uma turma pré-escola de uma Escola Municipal da rede pública de Santa Maria – RS. A coleta do dado foi através de entrevistas com os alunos, além de observações na sala de aula e nos demais espaços da escola. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise de conteúdo segundo Bardin (1977). O referencial teórico foi desenvolvido com apoio de autores como: Vygotsky (1994), Piaget (2005), Wallon (2007), entre outros. Percebeu-se que o PPP- Projeto Político e Pedagógico contempla o” cuidar e o educar” da Educação Infantil, evidenciamos a relevância do brincar, jogar, criando um clima emocional de pertencimento, na prática pedagógica, intrinsicamente imbricados num processo aberto e mobilizador do aluno por inteiro, ou seja, movimento, afetividade, inteligência e construção da pessoa em sua totalidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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