dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Hoppe, Cleci Aparecida Bulsing | |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T20:12:53Z | |
dc.date.available | 2019-07-22T20:12:53Z | |
dc.date.issued | 2018-12-06 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | HOPPE, C. A. B. O brincar na prática pedagógica da educação infantil. 2018. 45p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17524 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Noturno, RS, 2018. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.title | O brincar na prática pedagógica da educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como temática de pesquisa o brincar na prática pedagógica da Educação Infantil. Este trabalho de Conclusão de Curso, apresenta como problema de pesquisa: Quais os espaços que o brincar ocupa a partir do olhar das crianças na Educação Infantil, de escola pública de Santa Maria/ RS? Para responder a esta inquietação temos como Objetivo Geral: Revisitar a importância de aprender brincando, pelo olhar das crianças na prática pedagógica da Educação Infantil. Objetivos Específicos. Conhecer as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, recortando o papel dos
brinquedos, ludicidade e jogos no processo de cuidar e educar as crianças da Educação Infantil. Buscar atividades lúdicas para serem implementadas no Estágio Supervisionado na Educação Infantil. A metodologia adotada está baseada em uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante,
desenvolvida em uma turma pré-escola de uma Escola Municipal da rede pública de Santa Maria – RS. A coleta do dado foi através de entrevistas com os alunos, além de observações na sala de aula e nos demais espaços da escola. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise de conteúdo segundo Bardin (1977). O referencial teórico foi desenvolvido com apoio de autores como: Vygotsky (1994), Piaget (2005), Wallon (2007), entre outros. Percebeu-se que o PPP- Projeto Político e Pedagógico contempla o” cuidar e o educar” da Educação Infantil, evidenciamos a relevância do brincar, jogar, criando um clima emocional de pertencimento, na prática pedagógica, intrinsicamente imbricados num processo aberto e mobilizador do aluno por inteiro, ou seja, movimento, afetividade, inteligência e construção da pessoa em sua totalidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |