dc.contributor.advisor | Farias, Graziela Franceschet | |
dc.creator | Bissacotti, Luana Aline | |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T20:13:20Z | |
dc.date.available | 2019-07-22T20:13:20Z | |
dc.date.issued | 2019-01-11 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | BISSACOTTI, L. A. Família e escola: uma importante e necessária relação. 2019 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17525 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Noturno, RS, 2019. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Desempenho escolar | por |
dc.title | Família e escola: uma importante e necessária relação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este projeto de pesquisa atende ao trabalho de conclusão do curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria, que trata da temática sobre a relação da família com a escola. O objetivo geral constituiu-se na observação praticante de como se estabelecem as relações entre família e escola, considerandoas como instituições socialmente organizadas a partir dos estudos de Nogueira (2013); Tavares (2013); Montandon (2005). A metodologia utilizada é de cunho e abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica e exploratória. Como etapas citase: escolha do tema, levantamento bibliográfico preliminar dos quais destacamos os principais como Nogueira (2013), Tavares (2013), Montandon (2005), formulação do problema, busca das fontes, leitura do material e redação do texto final. Espera-se
que, a partir deste estudo, contribua-se para o aprofundamento nas discussões sobre o tema, possibilitando que outras pesquisas possam discorrer e se ampliar no campo da educação. A pesquisa permitiu ainda que a pesquisadora refletisse sobre as possíveis aproximações entre o universo da escola e a intrínseca relação desta com o contexto familiar, no sentido de que ambas assumem papéis distintos e que se
complementam para a construção de um processo de ensino e aprendizagem baseado no diálogo, na cooperação e na ampla participação da família em contextos escolares, respeitando as singularidades dos sujeitos que se amplificam na coletividade do social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |