Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFarias, Graziela Franceschet
dc.creatorBissacotti, Luana Aline
dc.date.accessioned2019-07-22T20:13:20Z
dc.date.available2019-07-22T20:13:20Z
dc.date.issued2019-01-11
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationBISSACOTTI, L. A. Família e escola: uma importante e necessária relação. 2019 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17525
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Noturno, RS, 2019.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectDesempenho escolarpor
dc.titleFamília e escola: uma importante e necessária relaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEste projeto de pesquisa atende ao trabalho de conclusão do curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria, que trata da temática sobre a relação da família com a escola. O objetivo geral constituiu-se na observação praticante de como se estabelecem as relações entre família e escola, considerandoas como instituições socialmente organizadas a partir dos estudos de Nogueira (2013); Tavares (2013); Montandon (2005). A metodologia utilizada é de cunho e abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica e exploratória. Como etapas citase: escolha do tema, levantamento bibliográfico preliminar dos quais destacamos os principais como Nogueira (2013), Tavares (2013), Montandon (2005), formulação do problema, busca das fontes, leitura do material e redação do texto final. Espera-se que, a partir deste estudo, contribua-se para o aprofundamento nas discussões sobre o tema, possibilitando que outras pesquisas possam discorrer e se ampliar no campo da educação. A pesquisa permitiu ainda que a pesquisadora refletisse sobre as possíveis aproximações entre o universo da escola e a intrínseca relação desta com o contexto familiar, no sentido de que ambas assumem papéis distintos e que se complementam para a construção de um processo de ensino e aprendizagem baseado no diálogo, na cooperação e na ampla participação da família em contextos escolares, respeitando as singularidades dos sujeitos que se amplificam na coletividade do social.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples