dc.contributor.advisor | Sarturi, Rosane Carneiro | |
dc.creator | Santos, Ana Julia Moreira dos | |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T20:14:28Z | |
dc.date.available | 2019-07-22T20:14:28Z | |
dc.date.issued | 2019-02-16 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, A. J. M. O pibid como um espaço de formação inicial de professores. 2018. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17530 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Noturno, RS, 2018. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pibid | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | O Pibid como um espaço de formação inicial de professores | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em graduação do curso de Pedagogia, licenciatura plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui como temática O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como um espaço de formação inicial de professores. Tem por objetivo compreender como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), contribui na formação inicial dos acadêmicos bolsistas, considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas durante a participação no projeto. A metodologia utilizada para desenvolver esse estudo é de abordagem qualitativa do tipo participante, os dados foram coletados a partir de entrevistas com os acadêmicos bolsistas e ex-bolsistas, bem como tomou como referência os relatos de experiências das práticas realizadas durante a participação no subprojeto. Para fundamentar esse estudo foram utilizados como referenciais teóricos os estudos de Becker (1993), Freire (2011), Garcia (1999), Nóvoa (2003), Vasconcelos (2001), entre outros. Os resultados apontam que ao participar do PIBID, vemos a satisfação dos bolsistas em uma ótima experiência de estar em contato com a escola, com os alunos e os fez crescer como pessoas e como acadêmicas em formação, tanto para a vida profissional, quanto pessoal. Constatou-se que o PIBID é um espaço enriquecedor para o processo de ensino e aprendizagem no contexto espaço escolar e especificamente em relação ao eixo de práticas pedagógicas. Percebeu-se também, que acrescenta positivamente na formação inicial dos acadêmicos em Pedagogia e que é realmente possível estabelecer uma interlocução entre teoria e prática antes da realização do estágio curricular supervisionado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |