dc.contributor.advisor | Schumacher, Jane | |
dc.creator | Silva, Fernanda Marques da | |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T20:15:16Z | |
dc.date.available | 2019-07-22T20:15:16Z | |
dc.date.issued | 2019-06-13 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | SILVA, F. M. Aprendizagens recíprocas no estágio nos anos iniciais no curso de pedagogia licenciatura plena. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17532 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The Supervised Curricular Internship in the Early Years is mandatory and of paramount importance for the practical training of the academic. The present study of conclusion of course-TCC aims to explain the teaching practice in the Initial Years of Elementary School held in a municipal schools in the city of AgudoRS. The description made seeks to clarify the reflections, actions, experiences from the Experiencias obtained during the internship practice. The methodology
used was the action research, in which it seeks to articulate the theory of teaching practice within a particular social group in the case of the study the practice of the Initial Years in a municipal school.The research allied to practice brings as main results the importance of academic training through the Supervised Curricular Internship and the continuity of undergraduate studies along the professional career of the teacher, which is based on the formation Continued. As a conclusion I bring my main difficulties encountered during the internship period and what I could see understand, analyze to improve my teacher training as a future teacher. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estágio curricular supervisionado | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Supervised curricular internship | eng |
dc.subject | Initial training | eng |
dc.subject | Continuing training | eng |
dc.title | Aprendizagens recíprocas no estágio nos anos iniciais no curso de Pedagogia Licenciatura Plena | por |
dc.title.alternative | Reciprocal apprenticeship in the early years | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | O Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina obrigatória no curso de Pedagogia, e de suma importância para formação docente inicial. Dessa forma o presente trabalho de conclusão de curso- TCC tem como objetivo explicitar a prática docente no estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental realizadas numa escola municipal no município de Agudo-RS. A descrição realizada busca explicitar as reflexões, as ações, as experiências a partir das vivencias obtidas durante a prática de estágio. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa de ação, no qual busca articular a teoria a prática docente dentro de um determinado grupo social no caso do estudo, a prática nos Anos Iniciais numa escola Municipal. A pesquisa aliada a prática traz como principais resultados a importância da formação acadêmica através do Estágio Curricular Supervisionado e a continuidade dos estudos da graduação ao longo da carreira profissional do professor, que tem como base a formação continuada. Com o decorrer das seis semanas de estágio consegui perceber que o Estágio Supervisionado Curricular também nos ajuda e nos prepara para trabalharmos em sala de aula depois de nossa formação inicial que é a faculdade. Como foi
importante realizar este estágio e trabalhar em uma turma totalmente diversificada e cheia de histórias de vida que me contemplaram e me fizeram crescer como profissional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |