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dc.contributor.advisorSiluk, Ana Cláudia Pavão
dc.creatorFortes, Luciana de Oliveira
dc.date.accessioned2016-06-21T12:58:13Z
dc.date.available2016-06-21T12:58:13Z
dc.date.issued2010-12
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1756
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aims to research the technologies used by deaf people for communication, access of information and development. Moreover, it also proposes to investigate the frequency they use technology to present some of ICTs that have been developed and targeted for the deaf. The study is characterized as a descriptive study of qualitative and quantitative. The instrument used for this research was the application of a questionnaire. The research was attended by forty-two (42) deaf subjects, aged between 10 and 40 years, and was developed with students of the Special Education School Dr. Reinaldo Fernando Cóser in Santa Maria. From the survey data, we observed that most deaf students have computers and Internet access at home. The average daily access is 5 or more, they have had an internet experience for about 3 years or more, most are sign language users, which has moderate to profound hearing loss, are people who enjoy watching movies and television, football games with the use of "closed captioning". Among the technologies of communication, the higher preference is for the Orkut, phone, email and between computer programs and websites preference is for Edit SW and Youtube, respectively. It was also found that most use the Internet for communication purposes. The results showed that the technologies that were developed to listener subject, and today are enjoyed by the deaf, also came to assist in communication and development of these subjects. With the use of technologies, these people got a space where they can break down barriers and reduce communication problems, thus facilitating the process of socialization and their inclusion in the society. These technologies also provide the learning of English language and allows these deaf people to communicate in their sign language in both visual-spatial modality and in its written form. The study showed that deaf students also develop their autonomy, independence and social inclusion through ICT's and the need that they serve to communicate the distance are the same as hearing people.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.titleA inserção das tecnologias da informação e comunicação no auxílio e no desenvolvimento dos sujeitos surdospor
dc.title.alternativeThe integration of information technology and communication in aidand the development of deaf subjectseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo pesquisar as tecnologias mais usadas pelos sujeitos surdos para a sua comunicação, acesso a informação e desenvolvimento. Além disso, este propõe também verificar a freqüência em que usam as tecnologias e apresentar algumas das TIC’s que foram desenvolvidas e direcionadas para os sujeitos surdos. O estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e quantitativo. O instrumento utilizado para esta pesquisa foi à aplicação de um questionário. A pesquisa contou com a participação quarenta e dois (42) sujeitos surdos, na faixa etária entre 10 a 40 anos, e foi desenvolvida com os alunos da escola especial Drº Reinaldo Fernando Cóser de Santa Maria/RS. A partir do levantamento dos dados, foi possível verificar que a maioria dos alunos surdos possui computador e acesso a internet em casa. A média de acesso diário é de 5h ou mais, estes possui uma experiência com internet há cerca de 3 anos ou mais, a maioria são surdos sinalizados, com perda auditiva entre moderada e profunda, são pessoas que gostam de assistir pela televisão a filmes e jogos de futebol com o recurso do “closed caption”. Entre as tecnologias de comunicação, a preferência maior é pelo Orkut, MSN, celular, e-mail e entre os programas de computador e sites de internet a preferência é pelo Edit SW e o Youtube, respectivamente. Constatou-se também, que a maioria usa a internet para fins de comunicação. Os resultados mostraram que as tecnologias que foram desenvolvidas para sujeitos ouvintes, e hoje são usufruídas pelos surdos, também vieram para auxiliar na comunicação e no desenvolvimento destes sujeitos. Com o uso das tecnologias, estas pessoas ganharam um espaço onde podem romper as barreiras e reduzir os problemas de comunicação, facilitando desta forma, o processo de sociabilidade e conseqüentemente a sua inclusão na sociedade. Essas tecnologias também proporcionam a aprendizagem da língua portuguesa e permite que estes sujeitos surdos possam se comunicar na sua língua de sinais tanto na modalidade viso-espacial quanto na sua modalidade escrita. O estudo mostrou que os surdos também desenvolvem a sua autonomia, independência e inclusão social através das TIC’s e que a necessidade que estes sujeitos têm de se comunicar a distância são as mesmas das pessoas ouvintes.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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