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dc.contributor.advisorFerreira, Rafael Chaves
dc.creatorSilva, Fernanda Fener da
dc.date.accessioned2019-07-29T16:36:35Z
dc.date.available2019-07-29T16:36:35Z
dc.date.issued2019-07-02
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17580
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Arquivologia, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis work presents a study about how augmented reality can be used as a tool for patrimonial diffusion, using as elements the sites and objects that have patrimonial value located on the campus of the Federal University of Santa Maria (UFSM) and the game Pokémon Go. For this, it was necessary to collect concepts, authors and bibliographical references with the purpose of providing a basis for the work; to verify what are the objects and places of patrimonial value of UFSM, and how these are identified in the game, investigate the diffusion of these elements among the community and verify what is the community's perception regarding the objects and places of patrimonial value of the UFSM present in this game. Thus, through the analysis of concepts and data collection on the elements used as basis for UFSM’s Pokéstops and questioning the perception of Pokémon Go players about the theme of historical and cultural heritage, it was possible to perceive that the latter, despite of their reasonable knowledge about patrimony and their methods of diffusion, are assisting - albeit unintentionally - in the diffusion of the institutional patrimony through the use of the Pokéstops Indication System present in the game, providing information and their perceptions of the elements selected by them. Preservation, conservation and patrimonial diffusion is a duty not only of the custodians but also of the community, and both must work to ensure that this patrimony remains in a position to continue to represent the memory and history of the society where they are inserted.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArquivologiapor
dc.subjectDifusão patrimonialpor
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectPokémon GOeng
dc.subjectArchival scienceeng
dc.subjectAugmented realityeng
dc.subjectPatrimonial diffusioneng
dc.titleA realidade aumentada como ferramenta de difusão patrimonial: Pokémon Go, um estudo de casopor
dc.title.alternativeAugmented reality as a tool for patrimonial diffusion: Pokémon Go, a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationArquivologiapor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre como a realidade aumentada pode ser usada como ferramenta para a difusão patrimonial, utilizando como elementos os locais e objetos que possuem valor patrimonial, localizados no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o jogo Pokémon Go. Para isso, houve a necessidade do levantamento de conceitos, autores e referências bibliográficas com a finalidade de embasar o trabalho, verificar quais são os objetos e locais de valor patrimonial da UFSM, e como estes estão identificados no jogo, investigar a difusão destes elementos entre a comunidade jogadora e verificar qual a percepção desta comunidade a respeito dos bens e locais de valor patrimonial da UFSM presentes em Pokémon Go. Desta forma, através da análise de conceitos e a coleta de dados sobre os elementos utilizados como base para as Pokéstops da UFSM e questionando sobre a percepção dos jogadores de Pokémon Go acerca da temática sobre patrimônio histórico e cultural, foi possível perceber que estes, apesar de seu conhecimento razoável acerca de patrimônio e seus métodos de difusão, estão auxiliando – ainda que não intencionalmente – na divulgação do patrimônio institucional através da utilização do Sistema de Indicação de Pokéstops presente no jogo, fornecendo informações e suas percepções dos elementos selecionados por eles. A preservação, conservação e difusão patrimonial é um dever não só das entidades detentoras como também da comunidade, e ambas devem atuar para que este patrimônio mantenha-se em condições para que continuem a representar a memória e história da sociedade onde estão inseridos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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