dc.creator | Lunardi, Márcia Lise | |
dc.creator | Kraemer, Graciele Marjana | |
dc.date.accessioned | 2019-07-29T18:52:53Z | |
dc.date.available | 2019-07-29T18:52:53Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.identifier.citation | LUNARDI, Márcia Lise ... et al. Língua, cultura e identidade. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17592 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Língua | por |
dc.subject | Linguística | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Sociologia da cultura | por |
dc.title | Língua, cultura e identidade | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A disciplina de Língua, Cultura e Identidade vem abordar a relação entre as dinâmicas sociais a partir das representações mediadas pela língua acerca da cultura e da identidade dos sujeitos. Na primeira unidade, são apresentadas as concepções que envolvem os conceitos de língua, a partir de autores relacionados à área da Lingüística, procurando mediar aspectos pertinentes entre Língua, Cultura e Identidade. Nessa perspectiva, a abordagem das noções básicas da língua parte da compreensão da sociolingüística e da perspectiva histórico-cultural. Nas demais unidades, propomos uma discussão sobre as questões atreladas à representação e aos estereótipos que a língua produz sobre os sujeitos, que são os atores de uma sociedade multicultural. Nesse sentido, vale destacar que partimos de uma análise acerca das relações de poder instituídas nas relações sociais que demarcam discursos "normalizadores" sobre grupos culturais minoritários. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |