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dc.contributor.advisorNardi, Laura Cristina
dc.creatorFelinto, Maria de Fátima Santana
dc.date.accessioned2016-06-21T14:54:19Z
dc.date.available2016-06-21T14:54:19Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1759
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleO papel da família como mediadora no desenvolvimento e inclusão social do filho com deficiênciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Pombal, PB, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoPensar na pessoa com deficiência é descobrir um novo “olhar” e perspectiva para a vida. O presente artigo destina-se a abordar a problemática vivida pela família diante de um filho com deficiência. Optou-se, portanto, em refletir questões que envolvessem o ambiente familiar e indivíduos envolvidos nesse universo. Procurou-se ressaltar a interação e o desenvolvimento da pessoa com deficiência no ambiente familiar, como também na vida social. De maneira simples se reforça a relevância da família como mediadora no processo de formação humana. Através de uma pesquisa de campo no contexto de um estudo de caso realizei entrevista com os pais do garoto. Os mesmos responderam perguntas relacionadas ao filho com deficiência. As respostas dos genitores serviram de embasamento para enfatizar as dificuldades enfrentadas por uma família com um filho deficiente. O principal objetivo da pesquisa foi despertar no grupo familiar estudado as possibilidades de inclusão do filho com deficiência em outros espaços da sociedade como a escola e a comunidade ao qual estava inserido. O trabalho permitiu pensar nas diferenças humanas e acreditar nas potencialidades de cada indivíduo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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