dc.creator | Bagetti, Aline | |
dc.creator | Grabauska, Claiton José | |
dc.creator | Bastos, Fábio da Purificação de | |
dc.creator | Abegg, Ilse | |
dc.creator | Alberti, Taís Fim | |
dc.date.accessioned | 2019-07-30T14:15:01Z | |
dc.date.available | 2019-07-30T14:15:01Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.identifier.citation | BAGETTI, Aline ... et al. Metodologia do ensino de ciências naturais e suas tecnologias. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17609 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Ciências naturais | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Metodologia do ensino de ciências naturais e suas tecnologias | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A disciplina "Metodologia do Ensino de Ciências Naturais" integra conhecimentos científico-tecnológicos. Este material didático escrito foi elaborado tendo em mente que, em média, duas páginas implicam uma hora de estudo (leitura e resolução das tarefas propostas). Todas as unidades estão organizadas em três etapas: Desafio Inicial (DI), Melhor Solução Escolar no Momento (MSEM) e Desafio mais Amplo (DA). É fundamental perceber a ligação entre estes três momentos do material didático. Só assim, o aluno perceberá as orientações didático-metodológicas e organização conceitual. Lembre: não é suficiente apenas ler o material. É indispensável a realização das atividades propostas (desafio inicial, exercícios de compreensão, atividades e desafio mais amplo), comunicar-se a distância pelo ambiente virtual e comparecer nos momentos presenciais agendados. Ao final das subunidades, sempre serão propostos um "exercício de compreensão" (centrado na idéia central do texto) e duas "atividades" (centradas em idéias secundárias) para serem resolvidos. Lembre-se que a realização destas tarefas tem a função de auxiliar na sua aprendizagem. Este material didático foi produzido com software livre como prática de liberdade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |