Show simple item record

dc.creatorTonini, Andréa
dc.creatorMunhóz, Maria Alcione
dc.creatorLunardi, Márcia Lise
dc.date.accessioned2019-07-30T14:24:40Z
dc.date.available2019-07-30T14:24:40Z
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationTONINI, Andréa ... et al. Psicologia das relações educacionais. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17612
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especialpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.titlePsicologia das relações educacionaispor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina Psicologia das Relações Educacionais visa fornecer, aos alunos do curso de Educação Especial, subsídios teóricos para a compreensão das problemáticas que envolvem as relações interpessoais, assim como a compreensão dos aspectos que envolvem a dinâmica grupal. A Unidade A, denominada Aprendizagem como Produção Interpessoal, tem como propósito disponibilizar conteúdos facilitadores para um aprofundamento e compreensão da importância das relações interpessoais no processo de aprendizagem. A Unidade B, intitulada Implicações das Relações Interpessoais na Aprendizagem, procura fazer uma relação entre as questões que envolvem os contextos de aprendizagem e as diferentes formas de interação que se estabelecem entre os sujeitos que circundam os espaços educativos. Para isso, coloca a escola e seu cotidiano no centro das discussões para entender como os aprendizes se constituem como sujeitos da diferença ou da deficiência. A Unidade C, o Processo Grupal, apresenta conceitos sobre grupo, classificação e características dos grupos, as necessidades interpessoais e o processo grupal, bem como os papéis nos grupos com ênfase no papel de Líder e Liderança. Para finalizar, serão apresentados a origem e conceito de Dinâmica de Grupo para que o aluno tenha, ao finalizar a disciplina, competência para elaborar técnicas de dinâmica de grupo aplicadas à sala de aula. Esta disciplina será desenvolvida com uma carga horária de sessenta (60) horas/aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAISpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.