dc.creator | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Munhóz, Maria Alcione | |
dc.creator | Lunardi, Márcia Lise | |
dc.date.accessioned | 2019-07-30T14:24:40Z | |
dc.date.available | 2019-07-30T14:24:40Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.identifier.citation | TONINI, Andréa ... et al. Psicologia das relações educacionais. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17612 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Psicologia educacional | por |
dc.subject | Relações interpessoais | por |
dc.title | Psicologia das relações educacionais | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A disciplina Psicologia das Relações Educacionais visa fornecer, aos alunos do curso de Educação Especial, subsídios teóricos para a compreensão das problemáticas que envolvem as relações interpessoais, assim como a compreensão dos aspectos que envolvem a dinâmica grupal. A Unidade A, denominada Aprendizagem como Produção Interpessoal, tem como propósito disponibilizar conteúdos facilitadores para um aprofundamento e compreensão da importância das relações interpessoais no processo de aprendizagem. A Unidade B, intitulada Implicações das Relações Interpessoais na Aprendizagem, procura fazer uma relação entre as questões que envolvem os contextos de aprendizagem e as diferentes formas de interação que se estabelecem entre os sujeitos que circundam os espaços educativos. Para isso, coloca a escola e seu cotidiano no centro das discussões para entender como os aprendizes se constituem como sujeitos da diferença ou da deficiência. A Unidade C, o Processo Grupal, apresenta conceitos sobre grupo, classificação e características dos grupos, as necessidades interpessoais e o processo grupal, bem como os papéis nos grupos com ênfase no papel de Líder e Liderança. Para finalizar, serão apresentados a origem e conceito de Dinâmica de Grupo para que o aluno tenha, ao finalizar a disciplina, competência para elaborar técnicas de dinâmica de grupo aplicadas à sala de aula. Esta disciplina será desenvolvida com uma carga horária de sessenta (60) horas/aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAIS | por |