Proficiência motora de escolares do PIBID em turmas de anos iniciais
Resumo
INTRODUÇÃO: O Desenvolvimento Motor (DM) é um processo sequencial e dinâmico, dependente da interação entre biologia, ambiente e tarefa. A interação entre restrições biológicas e ambientais é que determinam o DM. O ambiente escolar é um importantíssimo meio social, que pode e deve contribuir para o DM. Desta maneira, o trabalho docente precisa ser subsidiado por sustentações teóricas e fornecer dados fidedignos acerca dos aspectos motores com fins de justificar a inserção deste componente curricular na séries iniciais. OBJETIVO: Analisar eficiência de um programa fundamentado no Jogo Orientado em aulas de Educação Física para escolares do PIBID entre seis e oito anos de idade por meio da avaliação da proficiência motora, antes e após a intervenção. METODOLOGIA: Participaram deste projeto de pesquisa 155 escolares entre seis e oito anos de idade, frequentadores de quatro escolas da rede pública de Santa Maria – RS. Estas escolas são participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para a obtenção dos dados referentes aos aspectos da Proficiência Motora utilizou-se o protocolo Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency (1978). O delineamento pré-experimental da pesquisa constou de diagnóstico da Proficiência Motora. O período de aplicação do programa baseado nos Jogos Dentro e Fora da Escola (VENÂNCIO e FREIRE, 2005) com a duração de quatro meses, sendo a frequência de uma aula por semana, totalizando 16 aulas. Após o período de aplicação do programa, os sujeitos foram reavaliados pelo mesmo protocolo. Para análise estatística foi utilizado o SPSS for Windows 20.0 analisando de forma descritiva (média e desvio padrão). Para avaliar as diferenças de pré e pós teste foram aplicados testes de Anova Two Way para medidas repetidas, aplicando-se um Test t pareado onde a Anova identificou significância. Adotou-se intervalo de confiança de 95% e níveis de significância menores que 5% foram considerados estatisticamente significativos. RESULTADOS: Resultados apontam que um programa baseado nos Jogos Orientados é capaz de promover diferenças significativas nas capacidades Agilidade (≤0,001), Força de Membros Inferiores (≤0,001), Velocidade de Resposta (≤0,001), Coordenação Viso-Motora (≤0,001), Motricidade fina(≤0,028), Destreza Manual(≤0,001) e Proficiência Motora (≤0,001). CONCLUSÃO: Ao apreciar os resultados é possível inferir que um programa de Jogos Orientados é capaz de produzir respostas motoras significantes nos aspectos motores e principalmente na Proficiência Motora, denotando assim a importância de se utilizar métodos qualificados e principalmente ofertar às crianças/escolares a oportunidade de interagir e promover o DM de maneira satisfatória.
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