Mostrar registro simples

dc.creatorPinto, Genivaldo Gonçalves
dc.date.accessioned2019-07-31T13:25:26Z
dc.date.available2019-07-31T13:25:26Z
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationPINTO, Genivaldo Gonçalves et al. Metodologia do ensino de história. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17634
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especialpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsinopor
dc.titleMetodologia do ensino de históriapor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina de História não está no contexto das mais atrativas pelos estudantes brasileiros e muito menos pelos pensadores responsáveis por difundir a educação neste país. Sua carga-horária é tímida e em muitos casos os professores se utilizam de metodologias conservadoras e ineficazes, tornando a aula um processo de sofrimento e desinteresse acentuados. Mesmo assim, devemos insistir em viver o ensino/aprendizagem de História como um processo de auto-conhecimento e de pesquisa de nosso próprio passado, como uma necessidade incansável de dar mais luz à cultura que nos permitiu estar no pleno exercício de nossas capacidades de gerar inteligência, trabalho e motivação para seguirmos adiante. O exercício do ensino/aprendizagem da História não se faz somente pela memorização de datas e fatos importantes, reconhecendo o destaque dos heróis e dos anti-heróis vistos na maioria das vezes de forma míope. O ensino/aprendizagem da História deve suscitar um preito de gratidão pelos homens e mulheres que nos legaram nossas tradições, nossos sentimentos de dor e alegria. Viver o ensino/aprendizagem de História requer a curiosidade de um sábio, a destreza de um cientista e a paixão de um artista. Para finalizar esta pequena introdução, é feito o convite a todos os alunos a conhecer este Caderno Didático e, a colocá-lo a serviço de suas necessidades e possibilidades de tornar o conhecimento uma prática mais saudável e mais feliz.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto