dc.creator | Pinto, Genivaldo Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2019-07-31T13:25:26Z | |
dc.date.available | 2019-07-31T13:25:26Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.identifier.citation | PINTO, Genivaldo Gonçalves et al. Metodologia do ensino de história. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17634 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.title | Metodologia do ensino de história | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A disciplina de História não está no contexto das mais atrativas pelos estudantes brasileiros e muito menos pelos pensadores responsáveis por difundir a educação neste país. Sua carga-horária é tímida e em muitos casos os professores se utilizam de metodologias conservadoras e ineficazes, tornando a aula um processo de sofrimento e desinteresse acentuados. Mesmo assim, devemos insistir em viver o ensino/aprendizagem de História como um processo de auto-conhecimento e de pesquisa de nosso próprio passado, como uma necessidade incansável de dar mais luz à cultura que nos permitiu estar no pleno exercício de nossas capacidades de gerar inteligência, trabalho e motivação para seguirmos adiante. O exercício do ensino/aprendizagem da História não se faz somente pela memorização de datas e fatos importantes, reconhecendo o destaque dos heróis e dos anti-heróis vistos na maioria das vezes de forma míope. O ensino/aprendizagem da História deve suscitar um preito de gratidão pelos homens e mulheres que nos legaram nossas tradições, nossos sentimentos de dor e alegria. Viver o ensino/aprendizagem de História requer a curiosidade de um sábio, a destreza de um cientista e a paixão de um artista. Para finalizar esta pequena introdução, é feito o convite a todos os alunos a conhecer este Caderno Didático e, a colocá-lo a serviço de suas necessidades e possibilidades de tornar o conhecimento uma prática mais saudável e mais feliz. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |