Mediações da gestão escolar pela igualdade de acesso e valorização das diferenças e experiências extraclasses: um estudo de caso em uma escola municipal de Espumoso - RS
Resumo
Este texto aborda um estudo sobre o trabalho da gestão escolar municipal em prol da valorização de experiências extraclasse vivenciadas pelos estudantes como meio de evitar a evasão. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Emílio Henrique Schmitt, situada na localidade de Campo Comprido, zona rural de Espumoso, onde, através de um estudo das características básicas da instituição e de uma entrevista realizada com uma gestora educacional, são analisados os modos como a gestão tem operado para atender aos princípios estabelecidos pela LDB no que concerne ao acesso e permanência dos estudantes na escola e à valorização das particularidades vividas nas experiências extraclasse. Dentre os resultados, foram apontados problemas de infraestrutura na escola e dificuldades familiares que comprometem o bom desempenho e permanência dos estudantes, assim como uma luta empreendida pela gestão escolar para amenizar essas dificuldades e oportunizar igualdade de acesso e permanência para todos os estudantes, incluindo projetos que levam em conta os saberes extraclasse desenvolvidos pelos mesmos.
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