dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Tabaldi, Jaquelina Dal Pupo | |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T15:57:29Z | |
dc.date.available | 2019-08-01T15:57:29Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17666 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This research aimed at analyzing how it is the work of the pedagogical coordinator
in a municipal school from Engenho Velho. This research characterized as itself as
field research of the qualitative kind with a semi-structured interview pedagogical with
the pedagogical coordinator and the analysis of the political pedagogical project of
the school. The interview was recorded, transcribed and analyzed allowing one to
realize the reality of the pedagogical and the school work as well as the problems,
the difficulties, challenges in a certain way unknown from the part of the teachers.
This way, this work allowed to better understand the reality of the school and one
also hopes to have contributed in benefit to the pedagogical work, collaborating to
the good progress of the educational activity, providing a proper environment to the
learning and to the personal and professional growing of the people involved in the
learning teaching process. One realized that the pedagogical work does not happen
the proper way, due to some difficulties faced by the coordinator as: difficulties to
evaluate the teachers, difficulties to involve the teachers team with the directive team in school projects as well as difficulties to follow the pedagogical work in class. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Coordenador pedagógico | por |
dc.subject | Regimento escolar | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Pedagogical coordination | eng |
dc.subject | School internal laws | eng |
dc.title | Gestão escolar: os desafios do coordenador pedagógico em uma escola municipal de Engenho Velho (RS) | por |
dc.title.alternative | School management: the challenges of the pedagogical coordenator in a municipal school in Engenho Velho (RS) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetivou analisar como é o trabalho do Coordenador Pedagógico em
uma escola Municipal de Engenho Velho (RS). A mesma caracterizou-se como uma
pesquisa de campo do tipo qualitativa, com entrevista semi-estruturada com a
Coordenadora Pedagógica e análise do projeto político-pedagógico da Escola. A
entrevista foi gravada, transcrita e analisada permitindo perceber a realidade do
trabalho pedagógico e da Escola, bem como os problemas, as dificuldades,
desafios. Assim, esse trabalho permitiu compreender melhor a realidade da Escola e
espera-se também ter contribuído em benefício do trabalho pedagógico,
colaborando para o bom andamento das atividades escolares, proporcionando um
ambiente propício à aprendizagem e ao crescimento pessoal e profissional das
pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem. Constatou-se que o trabalho
pedagógico não acontece de forma como deveria ser, devido a algumas dificuldades
enfrentadas pela Coordenadora como: dificuldades de avaliação dos docentes,
dificuldades de envolvimento da equipe docente com a equipe diretiva e projetos da
escola, dificuldade de acompanhamento do trabalho pedagógico de sala de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |