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dc.creatorFigueira, Kristina Kieling
dc.date.accessioned2019-08-01T22:00:08Z
dc.date.available2019-08-01T22:00:08Z
dc.date.issued2016-06-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17672
dc.description.abstractIn view of the current business scenario the challenge for managers is to find a way of working that enable them to manage the various demands they face, especially those operating in technology startups, where innovation and adaptation to change is constant. The development and improvement of skills and managerial roles can make a difference and support the decisions and strategies outlined. In this way, this study had as objective understand which management skills and roles are developed by managers of Brazilian startups, based in the model of Quinn et al. (2003). The research is characterized as descriptive, quantitative, and as a research method survey was used. The gathering took place through the online questionnaire sent to companies registered in the database of Associação Brasileira de Startups (ABS), obtaining the return of 195 companies concentrated mainly in the Southeast and South of Brazil. The results found pointed that the skills most developed by managers of startups are those inherent in the producer and director roles, demonstrating that the model of the rational goals is the one that guides the management of these companies, focused on productivity and organizational profit. The management profile identified in the results points to the characteristics of an effective leader management, however managers develop the skills of the Competing Values Framework (CVF) at an average level, presenting certain imbalance in the performance of roles.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectCompetências gerenciaispor
dc.subjectEmpresas startupspor
dc.subjectPapéis gerenciaispor
dc.subjectCompetenceeng
dc.subjectManagerial competencieseng
dc.subjectStartups companieseng
dc.subjectManagerial roleseng
dc.titleCompetências gerenciais: um estudo em empresas startups brasileiraspor
dc.title.alternativeManagerial competencies: a study in brazilian startups companieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDiante do atual cenário dos negócios, o grande desafio dos gestores é encontrar uma forma de atuação que os possibilitem administrar as diversas demandas a que estão submetidos, principalmente aqueles que operam em startups de tecnologia, onde a inovação e adaptação às mudanças são constantes. O desenvolvimento e aprimoramento das competências e papéis gerenciais podem se tornar um diferencial e dar suporte às decisões e estratégias traçadas. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo compreender quais as competências gerenciais e os papéis são desenvolvidos pelos gestores das empresas startups brasileiras, com base no modelo de Quinn et al. (2003). A pesquisa é caracterizada como descritiva, quantitativa, e como método de investigação foi utilizada a pesquisa survey. A coleta ocorreu por meio do envio online do questionário para as empresas cadastradas no banco de dados da Associação Brasileira de Startups (ABS), obtendo o retorno de 195 empresas concentradas, principalmente, na região Sudeste e Sul do país. Os resultados encontrados apontaram que as competências mais desenvolvidas pelos gestores das startups são aquelas inerentes aos papéis de produtor e diretor, demostrando que o modelo das metas racionais é aquele que orienta a gestão dessas empresas, voltado à produtividade e ao lucro organizacional. O perfil gerencial identificado nos resultados aponta para as características de um líder gerencial eficaz, contudo os gestores desenvolvem as competências do modelo do Quadro de Valores Competitivos (QVC) em um nível médio, apresentando certo desequilíbrio no desempenho dos papéis.por
dc.contributor.advisor1Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074372911061770por
dc.contributor.referee1Camargo, Maria Emilia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7617091280907670por
dc.contributor.referee2Moura, Gilnei Luiz de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709921J3por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6581115627088293por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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