Educação ambiental na educação infantil: uma problematização no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
Resumen
A educação ambiental visa a construção e reconstrução de conhecimentos,
valores e sentimentos do sujeito com a vida, fortalecendo o vínculo dos seres
humanos para com seu ambiente e assim, direciona atitudes e posturas, conferindo
um equilíbrio natural e agregando qualidade à vida. A Educação Infantil é a etapa
inicial da educação básica, conferindo um direito das crianças pequenas ao cuidado
e à educação, dentro de um espaço social, educacional, pedagogicamente
preparado para estimular seu desenvolvimento. Com o objetivo de analisar o tema
Educação Ambiental na Educação Infantil, percorremos caminhos pelo trabalho do
educador, planejamentos e aulas, na tentativa de problematizar a organização dos
planejamentos e das práticas docentes no que se refere à Educação Ambiental.
Para tanto, este trabalho foi desenvolvido no Núcleo de Educação Infantil Ipê
Amarelo, e teve como sujeitos de pesquisa professoras, estagiária e suas
respectivas turmas. A pesquisa aconteceu através de um questionário com as
professoras e estagiária e de inserção nas práticas e planejamentos. As práticas
organizadas durante os planejamentos aconteceram de forma natural, sem
rompimento no trabalho das turmas, mas sim complementando este. A EA com
crianças pequenas vem para criar e/ou intensificar os laços das crianças com o
ambiente natural, tentando fazer que este faça parte do seu dia a dia. Nesta primeira
etapa da educação básica, o contato com o mundo dá possibilidade às crianças de
construção de conhecimentos, atribuindo significados e desenvolvendo o modo de
perceber o seu mundo e de se relacionar com ele e com os outros.
Colecciones
- Educação Ambiental [191]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia:
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
Kahl, Janaí (2011-10-31)Este trabalho consiste no estudo dos principais conceitos e mitos sobre indivíduos com Altas Habilidades, bem como a importância da formação e prática docente na identificação e orientação dos mesmos. Ainda, respaldare ... -
A gestão escolar na educação profissional: um estudo sobre a gestão do Proeja em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul
Santos, Aline Bosak dos (2013-11-30)O PROEJA propõe a integração entre Educação Básica e Profissional, sendo os estudantes jovens e adultos, seu público. Na Educação Profissional, assim como nas demais esferas, a organização do cotidiano é fundamental e é ... -
Concepções de professores sobre a aprendizagem no PROEJA em uma escola de Santa Maria - RS
Menegazzi, Lecy Mariza Rosa (2011-10-31)O presente estudo objetivou investigar como os professores em suas práticas pedagógicas compreendem aprendizagem dos alunos no ensino profissionalizante no PROEJA do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A ...