dc.contributor.advisor | Costa, Fátima Terezinha Lopes da | |
dc.creator | Teixeira, Vany de Souza Carneiro e | |
dc.date.accessioned | 2019-08-06T15:47:49Z | |
dc.date.available | 2019-08-06T15:47:49Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17718 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study is about the inclusion of students with deafness in regular school
common room. The interest in addressing this issue is due to my involvement in
issues of inclusive education, especially for the deaf student. The search is directed
from the following problem: how to face the challenge of literate children with
deafness in regular school common room? The goals of this research is to acquire
knowledge of the instruments that enable the construction of knowledge learners, in
the process of inclusion of students with deafness in regular school common room
and share experiences that contribute to the production of alternative materials and
educational methodologies that recognise and value the deaf identity in teaching
learning process. The subjects involved are teachers, students and families. As the
methodology I chose a field research, through observation and interviews with
professionals in the school. It is therefore concluded that students with deafness,
are entitled to study in regular schools, regardless of their degree or type of
deafness, which are multiple. However it is the duty of the education system
through their responsible, promote the necessary adaptations for accessibility
professionals, educational material, adapted curriculum, bilingual education,
instructor and interpreter pounds (Brazilian sign language), to provide the student
with deafnessa satisfactory income from his learning. Therefore realizes that today
all people are worthy of the same rights. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Ensino regular | por |
dc.subject | Necessidades educacionais especiais | por |
dc.subject | Regular school inclusion | eng |
dc.subject | Special educational needs | eng |
dc.title | A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular | por |
dc.title.alternative | The inclusion of students with deafness in regular school common room | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Januária, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo trata sobre a inclusão escolar de alunos com surdez em sala
comum do ensino regular. O interesse em abordar este tema deve-se ao meu
envolvimento nas questões de educação inclusiva, principalmente no que diz
respeito ao aluno surdo. A pesquisa é direcionada a partir do seguinte problema:
Como enfrentar o desafio de alfabetizar a criança com surdez na sala comum do
ensino regular? Os objetivos desta pesquisa é adquirir conhecimentos dos
instrumentos que possibilitam a construção dos saberes discentes, no processo
de inclusão de alunos com surdez em sala comum do ensino regular e
compartilhar experiências pedagógicas que contribuam com a confecção de
materiais didáticos alternativos e de metodologias educacionais que reconheçam
e valorizam a identidade surda no processo ensino aprendizagem.Os sujeitos
envolvidos são os docentes, os discentes e as famílias. Como metodologia optei
por uma pesquisa de campo, através da observação e entrevistas com os
profissionais da escola. Conclui-se, que os alunos com surdez, têm direito de
estudar em escolas regulares, independente do seu grau ou tipo de surdez, que
são vários. Porém é dever do sistema de ensino através de seus responsáveis,
promover as adaptações necessárias no que diz respeito a acessibilidade,
profissionais capacitados, material pedagógico, currículo adaptado, educação
bilíngüe, instrutor e intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), para
proporcionar ao aluno com surdez, um rendimento satisfatório de sua
aprendizagem. Portanto percebe-se que atualmente todas as pessoas são
dignas dos mesmos direitos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |