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dc.contributor.advisorCosta, Fátima Terezinha Lopes da
dc.creatorTeixeira, Vany de Souza Carneiro e
dc.date.accessioned2019-08-06T15:47:49Z
dc.date.available2019-08-06T15:47:49Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17718
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.por
dc.description.abstractThis study is about the inclusion of students with deafness in regular school common room. The interest in addressing this issue is due to my involvement in issues of inclusive education, especially for the deaf student. The search is directed from the following problem: how to face the challenge of literate children with deafness in regular school common room? The goals of this research is to acquire knowledge of the instruments that enable the construction of knowledge learners, in the process of inclusion of students with deafness in regular school common room and share experiences that contribute to the production of alternative materials and educational methodologies that recognise and value the deaf identity in teaching learning process. The subjects involved are teachers, students and families. As the methodology I chose a field research, through observation and interviews with professionals in the school. It is therefore concluded that students with deafness, are entitled to study in regular schools, regardless of their degree or type of deafness, which are multiple. However it is the duty of the education system through their responsible, promote the necessary adaptations for accessibility professionals, educational material, adapted curriculum, bilingual education, instructor and interpreter pounds (Brazilian sign language), to provide the student with deafnessa satisfactory income from his learning. Therefore realizes that today all people are worthy of the same rights.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEnsino regularpor
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispor
dc.subjectRegular school inclusioneng
dc.subjectSpecial educational needseng
dc.titleA inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regularpor
dc.title.alternativeThe inclusion of students with deafness in regular school common roomeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Januária, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo trata sobre a inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular. O interesse em abordar este tema deve-se ao meu envolvimento nas questões de educação inclusiva, principalmente no que diz respeito ao aluno surdo. A pesquisa é direcionada a partir do seguinte problema: Como enfrentar o desafio de alfabetizar a criança com surdez na sala comum do ensino regular? Os objetivos desta pesquisa é adquirir conhecimentos dos instrumentos que possibilitam a construção dos saberes discentes, no processo de inclusão de alunos com surdez em sala comum do ensino regular e compartilhar experiências pedagógicas que contribuam com a confecção de materiais didáticos alternativos e de metodologias educacionais que reconheçam e valorizam a identidade surda no processo ensino aprendizagem.Os sujeitos envolvidos são os docentes, os discentes e as famílias. Como metodologia optei por uma pesquisa de campo, através da observação e entrevistas com os profissionais da escola. Conclui-se, que os alunos com surdez, têm direito de estudar em escolas regulares, independente do seu grau ou tipo de surdez, que são vários. Porém é dever do sistema de ensino através de seus responsáveis, promover as adaptações necessárias no que diz respeito a acessibilidade, profissionais capacitados, material pedagógico, currículo adaptado, educação bilíngüe, instrutor e intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), para proporcionar ao aluno com surdez, um rendimento satisfatório de sua aprendizagem. Portanto percebe-se que atualmente todas as pessoas são dignas dos mesmos direitos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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