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dc.contributor.advisorPetermann, Juliana
dc.creatorSilva, Renata Ribeiro da
dc.date.accessioned2019-08-08T11:49:40Z
dc.date.available2019-08-08T11:49:40Z
dc.date.issued2018-12-03
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationSILVA, R. R. A busca da criatividade: o espaço físico como potencializador. 2018. 99 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17782
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present research intends to explore the relation of the creativity with the physical spaces of teaching. From this approach, we define as our research problem the following question: what are the factors of physical space that can influence the development of creativity and what are the students' perceptions of these factors that influence creativity? To understand this question, we have as general objective of the study the attempt to understand how the students of Advertising and Propaganda of the Federal University of Santa Maria (UFSM) perceive the physical space in relation to the structural factors, furniture, equipment, influence your creativity. As specific objectives, we seek to carry out a theoretical revision on the conceptualization of creativity and physical spaces, a stage in which we seek to understand the general scenario of creativity and its importance for the 21st century; the importance of physical spaces of teaching and their relationship with creativity and what factors present in the physical spaces of teaching can stimulate creativity; to investigate how this relation of creativity with physical spaces is established in the scenario of the course of Propaganda and Propaganda of the Federal University of Santa Maria, based on a consultation with the curriculum of the course and the perspective of the coordinator and the students. Advertising and Propaganda Course. For all this to be possible, the methodology adopted was a combination of collection techniques: exploratory and explanatory research, interview and questionnaire application. In addition, it was concluded that the physical spaces end up inhibiting the creativity of the Advertising and Propaganda students of UFSM .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectEspaço físicopor
dc.subject4PS da criatividadepor
dc.subjectFatores do espaço físicopor
dc.subjectCreativityeng
dc.subjectPhysical spaceeng
dc.subject4PS of creativityeng
dc.subjectFactors of physical spaceeng
dc.titleA busca da criatividade: o espaço físico como potencializadorpor
dc.title.alternativeThe search for creativity: the physical space as potentialeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem o intuito de explorar a relação da criatividade com os espaços físicos de ensino. A partir dessa abordagem, definimos como nosso problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais são os fatores do espaço físico que podem influenciar o desenvolvimento da criatividade e qual é a percepção das e dos estudantes em relação a esses fatores que influenciam a criatividade? Para que pudéssemos compreender esta indagação, traçamos como objetivo geral do estudo a tentativa de entender como os e as estudantes de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) percebem o espaço físico em relação aos fatores - estruturais, mobília, equipamentos, tecnologias, decorativos - que influenciam sua criatividade. Como objetivos específicos, buscamos a realização de uma revisão teórica sobre a conceitualização da criatividade e dos espaços físicos, etapa na qual buscamos entender o cenário geral da criatividade e sua importância para o século XXI; a importância dos espaços físicos de ensino, relação dos espaços físicos com a criatividade, e que fatores presentes nestes podem estimular a criatividade; investigar como se estabelece a relação da criatividade com espaços físicos no cenário do curso de Publicidade e Propaganda da UFSM, a partir de uma consulta ao currículo do curso e da perspectiva do coordenador e dos e das estudantes. Para que tudo isso fosse possível, a metodologia adotada foi uma combinação das técnicas de coleta de pesquisa exploratória e explicativa, entrevista, aplicação de questionário e consulta ao currículo de ensino. Ademais, a conclusão foi de que os espaços físicos, da maneira como estão configurados atualmente, acabam inibindo a criatividade dos e das estudantes de Publicidade e Propaganda da UFSM.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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