dc.contributor.advisor | Link, Dionisio | |
dc.creator | Taffarel, Carlos Domingos | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T12:00:22Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T12:00:22Z | |
dc.date.issued | 2011-12-10 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17784 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This monograph investigated:” Museum School: The Use of Technical Assistance as Taxidermy in School of Environmental Education” The research was theoretical literature evidence base in order to know the different scientific contributions on the subject investigated. The survey data were collected and systematized by the study of books, articles, monographs and websites. Data collection was guided by having as reading the words, Museum School, Taxidermy and Environmental Education in the cited documents. The analysis of data was supported by the theoretical literature researched The objective was the creation of School Museum, using techniques of taxidermy in the Teaching of Environmental Education. As main conclusions of this study indicate that: (1) It is an environmental educator task of spreading knowledge and suggest techniques and tools that inspire community engagement, for the maintenance and conservation of natural resources;(2) The best way to explore the lives of animals and plants is watch them free in their own environment: Nature;(3) The Taxidermy portrays animals, seen before only in nature, books, or in zoos, bringing them into the classrooms, allowing the students to have direct contact with the environment; (4) The creation of school museums through Taxidermy offers the possibility of creating resources teaching resource in the teaching of Environmental Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Museus escolares | por |
dc.subject | Técnicas de taxidermia | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Museum school | eng |
dc.subject | Taxidermy techniques | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.title | Museus escolares: a utilização de técnicas de taxidermia como auxílio no ensino da educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Museum school: the use of technical assistance as taxidermy in school of environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia abordou a temática “ Museus Escolares: A utilização de Técnicas de Taxidermia Como Auxílio no Ensino da Educação Ambiental”. A pesquisa foi teórica de base documental bibliográfica visando conhecer as diferentes contribuições científicas sobre o assunto investigado. Os dados da pesquisa foram coletados e sistematizados mediante o estudo de livros, artigos, sites e monografias. A coleta dos dados foi norteada pela leitura tendo como eixo as palavras: Museus Escolares, Taxidermia e Educação Ambiental nos documentos citados. A análise dos dados foi respaldada pelo referencial teórico da literatura pesquisada.O objetivo foi evidenciar a criação de Museus Escolares, utilizando técnicas de Taxidermia no Ensino da Educação Ambiental.As principais conclusões desse estudo indicam que: (1) É tarefa do educador ambiental difundir o conhecimento e sugerir técnicas e instrumentos que inspirem o engajamento da comunidade, em prol da manutenção e conservação dos recursos naturais; (2) A melhor maneira de se conhecer a vida dos animais e das plantas é observá-los livres em seu ambiente próprio: a Natureza;(3) A Taxidermia retrata os animais, antes vistos somente na natureza, livros, ou em zoológicos, trazendo-os para dentro das salas de aula, permitindo com que os educandos tenham contato direto com o meio ambiente;(4)A criação de museus escolares, através da Taxidermia, oferece a possibilidade de criar recursos recurso didático no Ensino da Educação Ambiental. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |