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dc.contributor.advisorCorrêa, Rodrigo Stéfani
dc.creatorSpecht, Monalisa Hummes
dc.date.accessioned2019-08-08T13:15:49Z
dc.date.available2019-08-08T13:15:49Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationSPECHT, M. H. Quem Não é Visto, Não é Lembrado: Um estudo sobre a relação das micro e pequenas empresas com a cultura do marketing digital. 2018. 109 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17804
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe study seeks to understand a brief history of post-digital marketing in society through the new forms of consumption, understanding its steps to the culture of the digital marketing landscape. It then contextualizes the segment of micro and small enterprises as an important role in the economic sphere and, therefore, plausible analysis in a communication research. In addition, it seeks to clarify organizational aspects of micro and small businesses within the digital age, in order to establish a connection with digital marketing. The aim of this study is to analyze and understand the relationship between micro and small enterprises and the culture of digital marketing, as well as to offer technical considerations about the understanding, efficiency and possible impacts that this relationship tends to generate, in a palpable way, the two stakeholders of this study, the microenterprise and communication professional. Through in-depth interviews, it was possible to understand how micro and small companies seem to build their digital presence. The methodology of the study focuses on a bibliographic survey of the two scenarios, communicational and corporate, followed by an exploratory research with microentrepreneurs from the city of Santa Maria / RS. As a result of the research it was possible to understand the microentrepreneur's vision regarding the digital marketing culture and the changes that it demanded for its company, made it possible to identify the difficulties and barriers perceived in this adaptation, as well as to measure the potential impacts arising from the relationship. In this way, five main aspects were analyzed: value proposition, technical training, digital culture, performance of results and communication and market.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectMarketing digitalpor
dc.subjectMicro e pequena empresapor
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectDigital marketingeng
dc.subjectMicro and small enterpriseseng
dc.titleQuem não é visto, não é lembrado: um estudo sobre a relação das micro e pequenas empresas com a cultura do marketing digitalpor
dc.title.alternativeWho is not seen, not remitted: a study on the relationship of micro and small enterprises with the digital marketing cultureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoO estudo busca compreender um breve histórico do marketing pós-digital na sociedade, através das novas formas de consumo, entendendo seus passos até a cultura do cenário do marketing digital. Contextualiza, em seguida, o segmento das micro e pequenas empresas como papel importante no âmbito econômico e, por isso, plausível de análise em uma pesquisa de comunicação. Além disso, busca esclarecer aspectos organizacionais das micro e pequenas empresas dentro da era digital, a fim de estabelecer uma conexão com o marketing digital. Com isso, procura-se analisar e compreender a relação das micro e pequenas empresas com a cultura do marketing digital além de oferecer ponderações técnicas sobre a compreensão, eficiência e possíveis impactos que essa relação tende a gerar, de forma palpável as duas partes de interesse deste estudo, a microempresa e o profissional de comunicação. Para tanto, através de entrevistas em profundidade, foi possível compreender como as micro e pequenas empresas parecem construir sua presença digital. A metodologia do estudo se concentra em um levantamento bibliográfico dos dois cenários, comunicacional e corporativo, seguida de uma pesquisa exploratória com microempresários da cidade de Santa Maria/RS. Como resultado da pesquisa foi possível compreender a visão do microempresário em relação a cultura do marketing digital e as mudanças que ela exigiu para sua empresa, possibilitou a identificação das dificuldades e barreiras percebidas nessa adaptação, além de mensurar os potenciais impactos oriundos da relação. Analisaram-se, dessa forma, cinco principais aspectos: proposta de valor, capacitação técnica, cultura digital, performance de resultados e comunicação e mercado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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