Influenciador digital: uma análise do campo publicitário e do surgimento deste novo papel institucional
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Data
2018-07-06Autor
Lopes, Tatiana Alvez Chaves
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A presente pesquisa busca compreender as alterações no campo publicitário com o surgimento do influenciador digital. A partir dessa abordagem, definimos nosso problema de pesquisa como o seguinte: quais são os principais tensionamentos que se
estabelecem no campo da publicidade tendo em vista o surgimento de um novo papel institucional - o influenciador digital? Para responder essa indagação, traçamos como objetivo geral do estudo investigar as alterações no campo da publicidade tendo em vista a relação que se estabelece entre agências e os influenciadores digitais, os quais se apresentam como um novo papel institucional. Como objetivos específicos, destacamos: delinear os contornos da definição deste novo papel institucional no campo da publicidade: o influenciador digital; ponderar sobre poder de credibilidade e convencimento dos influenciadores digitais com base no conceito de capital social de Bourdieu; e, verificar as implicações éticas existentes no campo da publicidade, a partir do surgimento dos influenciadores digitais. O método escolhido para conduzir nossa pesquisa foi a cartografia, com foco nas fases do “funcionamento atencional” de Kastrup (2007), as quais alinhamos com os nossos objetivos e objeto de pesquisa. Para fundamentar nosso trabalho teoricamente, utilizamos os conceitos de campo e capital social de Bourdieu (2005; 1998) e institucionalização de Berger e Luckmann (1985). A partir dessas concepções, pudemos entender as alterações no campo publicitário bem como identificar as definições do influenciador digital.
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