Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
dc.creatorFortes, Giulia Coelho
dc.date.accessioned2019-08-08T13:43:51Z
dc.date.available2019-08-08T13:43:51Z
dc.date.issued2018-12-03
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationFORTES, G. C. "Redondo é Sair do Seu Passado": Leituras de gênero sobre a Campanha Publicitária Reposter da Skol. 2018. 101 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17815
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, RS, 2018.por
dc.description.abstractWith the interaction of the media with society, advertising is present in daily experience linked to the culture of consumption, modeled according to economic, social and cultural factors. Advertising as a communicative practice of culture is observed according to the Cultural Studies, whose analysis is done by the reception practices, which correspond to the appropriation of the advertising content by the receivers. Social, cultural, and historical representations of gender are articulated with advertising and are commonly illustrated by the use of gender stereotypes that inferiorize women to men. Beer brands carry in their history the use of the sexualization and the objectification of women. Skol is a brand of beer that made use of these representations, but it has repositioned itself in the market, dismantling the idea of woman as object, as shown in the campaign "Reposter – Redondo é sair do seu passado", theme of this work. The objective of this work is to understand, from the perspective of gender inequalities, how the appropriation of the senses of the campaign Reposter – Redondo é sair do seu passado" by its consuming public. The methodology used was projective techniques associated with two focus groups (composed of university students who consumed beer) separated by gender (men and women). As a result, the representations of women in the campaign were interpreted by both female and male consumers, in a significant majority, in a favorable way. The messages contained in the material are full of meanings that reflect the ideal of the female image in beer advertising. Therefore, it was possible to affirm that the readings made by the participants provided the observation of gender inequalities in the context the publicity circulates.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecepção publicitáriapor
dc.subjectRepresentações de gêneropor
dc.subjectPublicidade de cervejapor
dc.subjectSkolpor
dc.subjectAdvertising receptioneng
dc.subjectGender representationseng
dc.subjectBeer advertisingeng
dc.title"Redondo é sair do seu passado": leituras de gênero sobre a campanha publicitária Reposter da Skolpor
dc.title.alternative"Redondo é sair do seu passado”: gender readings about a Skol advertising campaign “Reposter”eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoCom a interação dos meios de comunicação com a sociedade, a publicidade está presente na experiência cotidiana vinculada à cultura do consumo, modelada de acordo com fatores econômicos, sociais e culturais. A publicidade enquanto prática comunicativa da cultura é observada de acordo com os Estudos Culturais, cuja análise é feita pelas práticas de recepção, que correspondem às leituras do conteúdo publicitário pelos receptores. As representações de gênero sociais, culturais e históricas são articuladas com a publicidade e comumente ilustradas pelo uso de estereótipos de gênero que inferiorizam a mulher perante o homem, tendo como exemplo as marcas de cerveja que carregam em seu histórico a sexualização e a objetificação feminina. A Skol é uma dessas marcas que fazia uso de representações sexistas, porém, reposicionou-se no mercado descontruindo a ideia de mulher como objeto, como mostra a campanha “Reposter – Redondo é sair do seu passado”, tema deste trabalho. Dessa forma, objetivo deste trabalho é compreender, sob a perspectiva das desigualdades de gênero, como se deu a apropriação dos sentidos da campanha “Reposter – Redondo é sair do seu passado” por parte de seu público consumidor. A metodologia utilizada foram técnicas projetivas associadas a dois grupos focais, compostos por jovens universitários consumidores de cerveja e separados por gênero (homens e mulheres). Como resultado, as representações da mulher na campanha foram interpretadas pelo público consumidor feminino e masculino, em sua maioria significativa, de forma favorável, pois as mensagens contidas no material são carregadas de significações que refletem o ideal da imagem feminina na publicidade de cerveja. Portanto, foi possível afirmar que as leituras feitas pelos participantes no que diz respeito à publicidade de cerveja e à campanha “Reposter – Redondo é sair do seu passado” proporcionaram a observação de desigualdades de gênero no contexto em que circula a publicidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto