Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLazzarin, Luís Fernando
dc.creatorTerra, Roseni Alves Arruda
dc.date.accessioned2019-08-08T15:23:37Z
dc.date.available2019-08-08T15:23:37Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17822
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractPromote management at school is critical to any institution. The transformation and management capacity of the school are essential to educational success and the development of skills and abilities of students. Therefore, this field research with the theme as the process of school management fosters the learning of students in 9th grade, in order to check the process of school management of the College of Pedro Teixeira, in order to investigate and analyze the aspects that influence the process teaching and learning. The research focuses on qualitative questionnaires open to two coordinators, eight class teachers, a director and ten students and grounding in a number of authors such as Jose Carlos Libâneo, John Barroso, Heloisa Luck, Maria Lucia Moses, among others , who support the school management as a means to promote learning. It was found that the school needs to review some concepts and actions on school management to achieve a meaningful learning. For it is known that an organized and focused management is conceived as a possible outcome.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectCoordenadorpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectStudenteng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectCoordinatoreng
dc.titleComo o processo de gestão escolar no Colégio Pedro Teixeira favorece a aprendizagem dos alunos do 9º anopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoPromover uma gestão no espaço escolar é fundamental para qualquer instituição. A transformação e a capacidade de administrar a escola são imprescindíveis para o sucesso educacional e para o desenvolvimento de competências e habilidades dos educandos. Portanto, essa pesquisa de campo com o tema como o processo de gestão escolar favorece a aprendizagem dos alunos do 9º ano, com o objetivo de verificar o processo de gestão escolar do Colégio Pedro Teixeira, com a finalidade de averiguar e analisar aspectos influenciadores no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa tem enfoque qualitativo com aplicação de questionários abertos para dois coordenadores, oito professores da turma, uma diretora e com dez alunos e com embasamento em vários autores tais como: José Carlos Libâneo, João Barroso, Heloisa Luck, Maria Lúcia Moisés, entre outros, que defendem a gestão escolar como meio para a promoção de uma aprendizagem. Verificou-se que a escola precisa rever alguns conceitos e ações sobre gestão escolar para alcançar uma aprendizagem significativa. Pois sabe-se que uma gestão organizada e orientada é concebida como possibilidade de resultados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto