dc.contributor.advisor | Lazzarin, Luís Fernando | |
dc.creator | Terra, Roseni Alves Arruda | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T15:23:37Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T15:23:37Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17822 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Promote management at school is critical to any institution. The transformation and management capacity of the school are essential to educational success and the development of skills and abilities of students. Therefore, this field research with the theme as the process of school management fosters the learning of students in 9th grade, in order to check the process of school management of the College of Pedro Teixeira, in order to investigate and analyze the aspects that influence the process teaching and learning. The research focuses on qualitative questionnaires open to two coordinators, eight class teachers, a director and ten students and grounding in a number of authors such as Jose Carlos Libâneo, John Barroso, Heloisa Luck, Maria Lucia Moses, among others , who support the school management as a means to promote learning. It was found that the school needs to review some concepts and actions on school management to achieve a meaningful learning. For it is known that an organized and focused management is conceived as a possible outcome. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Aluno | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Coordenador | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Student | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.subject | Coordinator | eng |
dc.title | Como o processo de gestão escolar no Colégio Pedro Teixeira favorece a aprendizagem dos alunos do 9º ano | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Promover uma gestão no espaço escolar é fundamental para qualquer instituição. A transformação e a capacidade de administrar a escola são imprescindíveis para o sucesso educacional e para o desenvolvimento de competências e habilidades dos educandos. Portanto, essa pesquisa de campo com o tema como o processo de gestão escolar favorece a aprendizagem dos alunos do 9º ano, com o objetivo de verificar o processo de gestão escolar do Colégio Pedro Teixeira, com a finalidade de averiguar e analisar aspectos influenciadores no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa tem enfoque qualitativo com aplicação de questionários abertos para dois coordenadores, oito professores da turma, uma diretora e com dez alunos e com embasamento em vários autores tais como: José Carlos Libâneo, João Barroso, Heloisa Luck, Maria Lúcia Moisés, entre outros, que defendem a gestão escolar como meio para a promoção de uma aprendizagem. Verificou-se que a escola precisa rever alguns conceitos e ações sobre gestão escolar para alcançar uma aprendizagem significativa. Pois sabe-se que uma gestão organizada e orientada é concebida como possibilidade de resultados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |