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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorSantos, Taísse Soares dos
dc.date.accessioned2019-08-08T19:30:04Z
dc.date.available2019-08-08T19:30:04Z
dc.date.issued2015-12-10
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17827
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2009por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectExperiências profissionaispor
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.titleA alteridade deficiente: narrativas e experiências profissionais de cegos em instituição pública e privada de Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasipor
dc.degree.graduationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoEste estudo, “A alteridade Deficiente: Narrativas e Experiências Profissionais de cegos em instituição pública e privada de Santa Maria-RS”, deseja problematizar quais são as experiências profissionais e condições de acessibilidade são vividas no cotidiano da alteridade cega em instituição pública e privada em Santa Maria – RS. O objetivo da pesquisa é investigar e analisar as vivências profissionais e as condições de acessibilidade no cotidiano da alteridade cega em instituições pública e privada de Santa Maria. Para o alcance do objetivo utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista estruturada com dois profissionais cegos, sendo um que trabalha em instituição privada (escola de ensino fundamental e médio) e, outro em instituição pública de ensino superior. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista estruturada, utilizando-se da gravação e logo após da descrição na sua totalidade. De posse das narrativas dos sujeitos cegos, os dados foram analisados baseados em uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para preservar a identidade os sujeitos cegos entrevistados foram identificados de S1 e S2. É possível perceber, com a análise dos fragmentos das narrativas, que tanto S1 quanto S2 fazem parte do percentual de trabalhadores inseridos através das leis de incentivo, a lei específica de inserção no mercado de trabalho de deficientes - a Lei nº 8.213,de 24 de julho de 1991, conhecida como a lei de cotas. Portanto, a inclusão do deficiente no mercado de trabalho deve ocorrer de forma sistematizada e não apenas atendendo a demanda da legislação. O funcionário deficiente deve ter oportunidades de acesso igualitário através das tecnologias assistivas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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