TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Educação Especial - Licenciatura - Diurno
Recent Submissions
-
Problematizações sobre o aluno da escola inclusiva e o olhar clínico que inventa a criança anormal
(2022-02-11)O presente artigo monográfico tem como objetivo problematizar como o aluno da escola foi sendo produzido socialmente, através do olhar clínico que inventou a criança anormal. Traçado por questionamentos que foram sendo ... -
Inclusão escolar e ensino colaborativo: um estudo com professores da rede municipal de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul
(2021-03-03)Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso (Triviños, 1897) que buscou investigar a compreensão de professores de Ensino Comum e de Educação Especial a respeito da Inclusão Escolar e do ... -
Os programas governamentais de incentivo à primeira infância e seus efeitos para uma criança com autismo
(2022-02-15)No Brasil, em 2006, foi criado o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Posteriormente, no ano de 2016, inspirado no PIM, o Governo Federal criou o Programa Criança Feliz ... -
Alunos com dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento das inteligências múltiplas
(2022-02-17)Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento das inteligências múltiplas em alunos com dificuldades de aprendizagem e teve como objetivo identificar e compreender como ocorre o desenvolvimento das inteligências ... -
Educação de jovens e adultos: o aluno com deficiência intelectual e a prática do professor de educação especial
(2018)Este trabalho apresenta um estudo sobre a prática do professor de Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para os alunos com deficiência intelectual. A pesquisa parte de elementos identificados nos textos ... -
Meu filho é surdo: experiências vividas e a trajetória de ser mãe ouvinte
(2018)Este tema surgiu a partir do desejo em narrar a própria história de vida, para que outras mães ouvintes e também outros profissionais da área da saúde e da educação possam entender a alteridade surda. Tem como objetivo ... -
Acessibilidade e inclusão: a produção do site Projeto Mãos Livres
(2016)A proposta deste trabalho é pensar, discutir, pesquisar e a produzir artefatos que promovam a acessibilidade e a inclusão para as comunidades surdas. A qual tem como objetivo mostrar as ações de promoção de acessibilidade ... -
Práticas pedagógicas para alunos com autismo: um estudo bibliográfico
(2018)Este trabalho busca analisar as produções relativas às práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com autismo, bem como descrever os sentidos dos discursos subjacentes nas produções de artigos científicos. Para isso foi ... -
Percepções dos professores sobre a dislexia: uma aproximação com a literatura especializada
(2019)Este trabalho apresenta um estudo que teve o objetivo conhecer as percepções dos professores da Rede Municipal de Educação que encaminham os alunos com suspeita de dislexia ou com transtorno específico da aprendizagem com ... -
O processo avaliativo de alunos com e sem diagnóstico de deficiência
(2019)O objetivo dessa pesquisa constitui-se em compreender o processo de avaliação realizado pelo professor de Educação Especial do aluno com deficiência, e quais estratégias são utilizadas para tal.Para realizar esta pesquisa ... -
Reflexões sobre a presença de profissionais de apoio/monitores em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RS
(2018)O presente estudo tem como objetivo geral conhecer e analisar a atuação de profissionais de apoio/monitores no contexto de uma escola da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria- RS. Como objetivos específicos, ... -
A acessibilidade como recurso de inclusão para surdos no cinema brasileiro
(2018)Este trabalho se constituiu a partir de uma análise sobre a acessibilidade nos cinemas brasileiros para os sujeitos surdos, e será desenvolvida através de uma fundamentação teórica e entrevista com a militante do Movimento ... -
A utilização de aplicativos como estímulo à aprendizagem de alunos com deficiência intelectual na educação infantil
(2019)A educação inclusiva, a partir da implantação da Política Nacional de Educação Especial, tem apontado para a necessidade de utilização de novos recursos e metodologias para o estímulo, desenvolvimento e aprendizagem dos ... -
Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria-RS
(2019)Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo uma ... -
Músicas infantis como instrumento facilitador para o aprendizado da Libras por crianças ouvintes
(2018)A presente pesquisa é oriunda do Projeto de Extensão: Grupo Mãos Bilíngues, desenvolvido no Centro de Educação pelo Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS. Originou-se também da ... -
Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria - RS
(2019)Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo ... -
As narrativas produzidas sobre os alunos com autismo: uma análise de documentos escolares
(2018)A presente pesquisa tem como temática as narrativas produzidas em estudantes com autismo em documentos escolares. Por mais haja uma expansão e a evolução das discussões sobre a inclusão escolar desses sujeitos, ainda é um ... -
Práticas pedagógicas em Educação Especial: configurações possíveis
(2018)Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas pedagógicas em educação especial no contexto de inclusão escolar desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, após dez anos da implementação da Política ... -
Práticas de educação especial no contexto educacional inclusivo no município de Santa Maria/RS
(2018)A emergência de políticas de inclusão escolar tem apresentado à escola desafios para organização de suas práticas. Considerando que cada sistema escolar possui características e condições específicas para a implementação ... -
Mulheres negras com deficiência na educação superior: o processo de inserção e permanência na UFSM
(2022-02-15)O presente trabalho busca compreender os movimentos históricos relacionados a gênero, racismo, desigualdade e deficiência, bem como analisar documentos normativos referentes aos Direitos de Pessoas com Deficiência previstos ...