Os impactos do isolamento físico e social na aprendizagem e em questões comportamentais de estudantes dos anos iniciais
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Data
2023-01-27Autor
Santos, Natiele Almeida dos
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Este trabalho apresenta um estudo sobre o cenário educacional em turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no período de retorno à presencialidade do ensino nas escolas do município de Santa Maria - RS, e teve como objetivo principal analisar os impactos do isolamento físico e social ocasionado pela Pandemia de Covid-19, na aprendizagem e em questões comportamentais dos estudantes. Para isso, optou-se por uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo e de caráter exploratório, e utilizou-se de questionários como instrumento para coleta de dados, com o intuito de conhecer as percepções acerca da manifestação dessas dificuldades observadas pelos professores no contexto escolar. Para a realização deste trabalho foram abordados referenciais teóricos sobre as dificuldades para a aprendizagem, o conceito de aprendizagem e os fatores intrínsecos e extrínsecos envolvidos nesse processo, com um destaque maior para os fatores ambientais. A partir do estudo proposto, conclui-se uma acentuação em relação às dificuldades de aprendizagem e comportamentais dos estudantes neste período, além disso, constata-se que nem todas as crianças tiveram condições favoráveis para o desenvolvimento da aprendizagem. Foi possível também, perceber pontos em comum com o referencial teórico abordado, em relação à influência de fatores externos no desenvolvimento integral da criança, tais como: aspectos ambientais, econômicos, sociais, emocionais, familiares e pedagógicos.
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