dc.contributor.advisor | Bridi, Fabiane Romano de Souza | |
dc.creator | Santos, Natiele Almeida dos | |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T12:43:23Z | |
dc.date.available | 2024-01-24T12:43:23Z | |
dc.date.issued | 2023-01-27 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31264 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This work presents a study on the educational scenario in classes in the Early Years of Elementary School, in the period of return to face-to-face teaching in schools in the city of Santa Maria - RS. Its main objective was to analyze the impacts of physical and social isolation caused by the Covid-19 Pandemic, on students' learning and behavioral issues. For this, a qualitative and exploratory methodology for research was chosen, and questionnaires were used as an instrument for data collection, with the aim of knowing the perceptions observed by teachers about the manifestation of these difficulties in the school context. To carry out this work, theoretical references on learning difficulties, the concept of learning and the intrinsic and extrinsic factors involved in this process were approached, with a greater emphasis on environmental factors. From the proposed study, it is concluded a highlighting in relation to the students' learning and behavioral difficulties in this period. In addition, it is verified that not all children had favorable conditions for the development of learning. It was also possible to perceive points in common with the approached theoretical reference, in relation to the influence of external factors on the integral development of the child, such as: environmental, economic, social, emotional, family, and pedagogical aspects. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Problemas comportamentais | por |
dc.subject | Ensino Fundamental | por |
dc.subject | Pandemia de Covid 19 | por |
dc.subject | Learning difficulties | eng |
dc.subject | Behavioral problems | eng |
dc.subject | Elementary education | eng |
dc.subject | Covid 19 pandemic | eng |
dc.title | Os impactos do isolamento físico e social na aprendizagem e em questões comportamentais de estudantes dos anos iniciais | por |
dc.title.alternative | The impacts of physical and social isolation on learning and behavioral issues of students in the elementary education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre o cenário educacional em turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no período de retorno à presencialidade do ensino nas escolas do município de Santa Maria - RS, e teve como objetivo principal analisar os impactos do isolamento físico e social ocasionado pela Pandemia de Covid-19, na aprendizagem e em questões comportamentais dos estudantes. Para isso, optou-se por uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo e de caráter exploratório, e utilizou-se de questionários como instrumento para coleta de dados, com o intuito de conhecer as percepções acerca da manifestação dessas dificuldades observadas pelos professores no contexto escolar. Para a realização deste trabalho foram abordados referenciais teóricos sobre as dificuldades para a aprendizagem, o conceito de aprendizagem e os fatores intrínsecos e extrínsecos envolvidos nesse processo, com um destaque maior para os fatores ambientais. A partir do estudo proposto, conclui-se uma acentuação em relação às dificuldades de aprendizagem e comportamentais dos estudantes neste período, além disso, constata-se que nem todas as crianças tiveram condições favoráveis para o desenvolvimento da aprendizagem. Foi possível também, perceber pontos em comum com o referencial teórico abordado, em relação à influência de fatores externos no desenvolvimento integral da criança, tais como: aspectos ambientais, econômicos, sociais, emocionais, familiares e pedagógicos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |