“Não serei professora” - Um estudo imaginário sobre a docência na formação inicial de professores na educação especial
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Data
2023-02-03Autor
Reginaldo, Cristiane Bittencourt
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O que você quer ser quando crescer? E o que você não quer ser quando crescer? Perguntas realizadas inúmeras vezes, principalmente às crianças. Entretanto, essas indagações, não ficaram apenas no passado, elas me acompanharam durante toda minha formação, assim como a resposta: Não serei Professora. Por esse motivo, fiz esse trabalho com o objetivo de compreender como as memórias que compõem o imaginário que me trouxeram até o curso de Educação Especial, passando a se tornar lembranças sobre a escola e seus professores, transformaram-se ao longo do curso para a docência. Baseando-me em teóricos que tratam sobre o Imaginário Social (CASTORIADIS, 1982), as Narrativas de Formação (JOSSO, 2004) e a Formação de Professores (FREIRE, 2004, 2016), irei realizar uma ponte entre minhas vivências, memórias e a formação para a docência na Educação Especial. A materialidade deste estudo foi construída a partir de memórias redigidas em forma de lembranças e as
discussões, constituindo-as em narrativas de formação. Essas memórias foram introduzidas durante a escrita, juntamente com as interpretações que hoje tenho das mesmas, e também, são contadas a partir de lembranças que mais me marcaram de forma específica. Como resultado, apresento questões como o autoconhecimento, a compreensão de que somos seres sociais, moldados pelo Imaginário Social, a relevância das inquietações - busca por respostas, além disso, apesar dos obstáculos neste percurso, escolhi a docência.
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