Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiorando, Tânia Micheline
dc.creatorReginaldo, Cristiane Bittencourt
dc.date.accessioned2024-01-29T13:01:31Z
dc.date.available2024-01-29T13:01:31Z
dc.date.issued2023-02-03
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31301
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractWhat do you want to be when you grow up? And what don't you want to be when you grow up? Questions asked numerous times, especially to children. However, these questions were not just in the past, they accompanied me throughout my training, as well as the answer: I will not be a teacher. For this reason, I did this work with the objective of understanding how the memories that make up the imaginary that brought me to the Special Education course, becoming memories about the school and its teachers, were transformed throughout the course into the teaching. Based on theorists who deal with the Social Imaginary (CASTORIADIS, 1982), the Formation Narratives (JOSSO, 2004) and Teacher Formation (FREIRE, 2004, 2016), I will build a bridge between my experiences, memories and the training for teaching in Special Education. The materiality of this study was built from memories written in the form of memories and discussions, constituting them in training narratives. These memories were introduced during writing, together with the interpretations that I have of them today, and also, they are told from memories that most marked me in a specific way. As a result, I present questions such as self-knowledge, the understanding that we are social beings, shaped by the Social Imaginary, the relevance of the search for answers, in addition, despite the obstacles in this path, I chose teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação Inicial de Professorespor
dc.subjectNarrativa de formaçãopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectImaginário Socialpor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectInitial Teacher Educationeng
dc.subjectFormation narrativeeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectSocial Imaginaryeng
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.title“Não serei professora” - Um estudo imaginário sobre a docência na formação inicial de professores na educação especialpor
dc.title.alternative“I will not a be a tacher” - A study of the imagination about teaching in the initial training of teachers in special educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO que você quer ser quando crescer? E o que você não quer ser quando crescer? Perguntas realizadas inúmeras vezes, principalmente às crianças. Entretanto, essas indagações, não ficaram apenas no passado, elas me acompanharam durante toda minha formação, assim como a resposta: Não serei Professora. Por esse motivo, fiz esse trabalho com o objetivo de compreender como as memórias que compõem o imaginário que me trouxeram até o curso de Educação Especial, passando a se tornar lembranças sobre a escola e seus professores, transformaram-se ao longo do curso para a docência. Baseando-me em teóricos que tratam sobre o Imaginário Social (CASTORIADIS, 1982), as Narrativas de Formação (JOSSO, 2004) e a Formação de Professores (FREIRE, 2004, 2016), irei realizar uma ponte entre minhas vivências, memórias e a formação para a docência na Educação Especial. A materialidade deste estudo foi construída a partir de memórias redigidas em forma de lembranças e as discussões, constituindo-as em narrativas de formação. Essas memórias foram introduzidas durante a escrita, juntamente com as interpretações que hoje tenho das mesmas, e também, são contadas a partir de lembranças que mais me marcaram de forma específica. Como resultado, apresento questões como o autoconhecimento, a compreensão de que somos seres sociais, moldados pelo Imaginário Social, a relevância das inquietações - busca por respostas, além disso, apesar dos obstáculos neste percurso, escolhi a docência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto