dc.contributor.advisor | Miorando, Tânia Micheline | |
dc.creator | Reginaldo, Cristiane Bittencourt | |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T13:01:31Z | |
dc.date.available | 2024-01-29T13:01:31Z | |
dc.date.issued | 2023-02-03 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31301 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | What do you want to be when you grow up? And what don't you want to be when you grow up? Questions asked numerous times, especially to children. However, these questions were not just in the past, they accompanied me throughout my training, as well as the answer: I will not be a teacher. For this reason, I did this work with the objective of understanding how the memories that make up the imaginary that brought me to the Special Education course, becoming memories about the school and its teachers, were transformed throughout the course into the teaching. Based on theorists who deal with the Social Imaginary (CASTORIADIS, 1982), the Formation Narratives (JOSSO, 2004) and Teacher Formation (FREIRE, 2004, 2016), I will build a bridge between my experiences, memories and the training for teaching in Special Education. The materiality of this study was built from memories written in the form of memories and discussions, constituting them in training narratives. These memories were introduced during writing, together with the interpretations that I have of them today, and also, they are told from memories that most marked me in a specific way. As a result, I present questions such as self-knowledge, the understanding that we are social beings, shaped by the Social Imaginary, the relevance of the search for answers, in addition, despite the obstacles in this path, I chose teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação Inicial de Professores | por |
dc.subject | Narrativa de formação | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Imaginário Social | por |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Initial Teacher Education | eng |
dc.subject | Formation narrative | eng |
dc.subject | Memory | eng |
dc.subject | Social Imaginary | eng |
dc.subject | Special Education | eng |
dc.title | “Não serei professora” - Um estudo imaginário sobre a docência na formação inicial de professores na educação especial | por |
dc.title.alternative | “I will not a be a tacher” - A study of the imagination about teaching in the initial training of teachers in special education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | O que você quer ser quando crescer? E o que você não quer ser quando crescer? Perguntas realizadas inúmeras vezes, principalmente às crianças. Entretanto, essas indagações, não ficaram apenas no passado, elas me acompanharam durante toda minha formação, assim como a resposta: Não serei Professora. Por esse motivo, fiz esse trabalho com o objetivo de compreender como as memórias que compõem o imaginário que me trouxeram até o curso de Educação Especial, passando a se tornar lembranças sobre a escola e seus professores, transformaram-se ao longo do curso para a docência. Baseando-me em teóricos que tratam sobre o Imaginário Social (CASTORIADIS, 1982), as Narrativas de Formação (JOSSO, 2004) e a Formação de Professores (FREIRE, 2004, 2016), irei realizar uma ponte entre minhas vivências, memórias e a formação para a docência na Educação Especial. A materialidade deste estudo foi construída a partir de memórias redigidas em forma de lembranças e as
discussões, constituindo-as em narrativas de formação. Essas memórias foram introduzidas durante a escrita, juntamente com as interpretações que hoje tenho das mesmas, e também, são contadas a partir de lembranças que mais me marcaram de forma específica. Como resultado, apresento questões como o autoconhecimento, a compreensão de que somos seres sociais, moldados pelo Imaginário Social, a relevância das inquietações - busca por respostas, além disso, apesar dos obstáculos neste percurso, escolhi a docência. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |