Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarostega, Vera Lúcia
dc.creatorSchvartz, Mabel Vieira
dc.date.accessioned2019-08-08T19:34:04Z
dc.date.available2019-08-08T19:34:04Z
dc.date.issued2017-01-10
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17833
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2016.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPropostas pedagógicaspor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectSurdopor
dc.titleProposta das práticas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria - RS frente às políticas de inclusão do aluno surdopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoA presente pesquisa volta-se para uma análise de como a SMED (Secretaria Municipal de Educação)de Santa Maria-RS está preparada e organizada em relação à inclusão de surdos no espaço das escolas regulares do município e será desenvolvida através de fundamentação teórica e entrevista com profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Para atender ao objetivo desta pesquisa,optei pela pesquisa qualitativa, pois,nas pesquisas das ciências humanas,essa se torna mais adequada. Essa metodologia foi constituída em algumas etapas: levantamento sobre os documentos internacionais que tratam da educação e da educação especial, as políticas públicas de educação e educação especial do Brasil bem como a legislação que trata da educação especial na perspectiva da inclusão;Levantamento de dados;Realização de entrevista semi estruturada aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação, análise de dados e algumas considerações. Os dados coletados junto a SMED –SM mostram que,no Plano Municipal de Educação,constam propostas pedagógicas de inclusão, no entanto,as mesmas não estão sendo operacionalizadas nas escolas do município de Santa Maria –RS conforme informações da Secretaria Municipal de Educação Especial.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto