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dc.contributor.advisorMarostega, Vera Lúcia
dc.creatorSouza, Michelle Aparecida Nascimento
dc.date.accessioned2019-08-08T19:34:29Z
dc.date.available2019-08-08T19:34:29Z
dc.date.issued2017-01-13
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17835
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2016.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectLíngua de sinaispor
dc.titlePráticas pedagógicas com crianças surdas inseridas na escola municipal para ouvintespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo problematizar as práticas pedagógicas no processo de alfabetização da criança surda em uma escola municipal para ouvintes. O interesse por essa pesquisa emana das experiências vivenciadas nas aulas do sexto semestre na disciplina de Ensino da Língua Portuguesa para Surdos, observações e intervenções realizadas no sétimo semestre na disciplina de Estágio Supervisionado/Surdez, em uma escola municipal de Santa Maria-RS. Tendo como campo de investigação uma escola que possui um aluno surdo, frequentando a pré-escola (Pré A) com colegas ouvintes. Além das observações já realizadas nas disciplinas anteriormente mencionadas, usou-se, como instrumento metodológico, fundamentação teórica baseada na perspectiva bilíngue da educação de surdos, entrevista semi-estruturada aplicada à professora regente da turma e à Educadora Especial que acompanha este aluno na sala de aula juntamente com seus colegas e, por fim, análise e considerações. Pôde-se constatar que a escola não está totalmente adequada ao processo de inclusão visto que não tem instrutores surdos/ouvintes e os professores não têm curso de formação específica em Língua de Sinais e tampouco dominam esta língua espaço visual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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