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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorVianna, Paola Maciel
dc.date.accessioned2019-08-08T19:35:05Z
dc.date.available2019-08-08T19:35:05Z
dc.date.issued2015-12-04
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17836
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2015.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectDecreto 5626/05por
dc.titleComunicação e interação em libras: os movimentos a partir do Decreto 5626-05 na UFSMpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema central, investigar quais os movimentos estão sendo realizados a partir da publicação do Decreto 5626/05 e como vem se efetivando a interação em LIBRAS, do sujeito surdo e comunidade ouvinte da Universidade Federal de Santa Maria. Para realizar este trabalho, optou-se por utilizar uma pesquisa qualitativa de caráter descritiva a qual apresenta e analisa os eventos que foram desenvolvidos após o decreto. Foi utilizado para coleta de dados uma questão Guia composta por três itens. O trabalho também aborda sobre a Alteridade Surda, a qual é a condição do sujeito, bem como a política e legislação, a qual apresenta algumas das mais importantes leis e decretos que foram marcantes nas conquistas dos sujeitos surdos. Também aborda a inserção da LIBRAS, na Universidade Federal de Santa Maria e apresenta os movimentos que foram desenvolvidos após o decreto em prol dos sujeitos surdos. Faz-se a analise dos dados coletados, a qual foi realizada e embasada nas respostas dos questionários que foram desenvolvidos. Ao término deste trabalho percebe-se que os movimentos em prol dos sujeitos surdos estão acontecendo dentro da Universidade Federal de Santa Maria. Face a isso, evidencia-se a importância da comunidade universitária ouvinte dar continuidade ao aprendizado da Libras, no sentido de ampliar e aprofundar esta língua gestual visual a fim de favorecer a interação e inclusão dos surdos na UFSM.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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