dc.contributor.advisor | Casarin, Melânia de Melo | |
dc.creator | Cabreira, Carla Julieta Roso | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:47:04Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:47:04Z | |
dc.date.issued | 2017-12-05 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17841 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The proposal of the work Coelho Floriano and Lobo: Production of Cultural Artifact and to promote access to the cultural artifact Coelho Floriano and Lobo; Reflect on the access of the communities in a cultural artifact coherent with a culture and a description as stages experienced in the production of the book The Coelho Floriano and the Wolf. In this sense, this study seeks a new knowledge about a Sign Language Writing as a cultural artifact that is legitimate and recognized by communities in Brazil. The theoretical background relies on authors who revere the Deaf Culture and Education of the Deaf, such as Mourão (2011), Perlin and Miranda (2003) and Strobel (2008). To carry out this work, in a qualitative perspective of research, I developed a descriptive research. As analysis were systematized through the paths covered for the production of artifact in the categories: illustration, text in Portuguese language, sign language writing, dramatization, diagramming, video and dvd. The book "The Coelho Floriano e Lobo" seeks to promote access to the market, as well as to raise the image sensitivity, since it allows a more accurate interpretation of history. I believe that as statistics to narrate and analyze the production of this artifact was able to demonstrate in detail all the steps that have been taken so far, focusing on the importance of an artifact conceived from the perspective of visual experience and accessibility. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Artefato cultural | por |
dc.subject | Cultura surda | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Cultural artifact | eng |
dc.subject | Culture surda | eng |
dc.title | O coelho floriano e o lobo: produção de um artefato cultural | por |
dc.title.alternative | The florian rabbit and the wolf: poduction of a cultural artifact | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial Diurno – Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | A proposta do trabalho O Coelho Floriano e o Lobo: Produção de um Artefato Cultural é promover o acesso ao artefato cultural O Coelho Floriano e o Lobo; Refletir sobre o acesso das comunidades surdas a um artefato cultural coerente com a cultura surda e descrever as etapas vivenciadas na produção do livro O Coelho Floriano e o Lobo. Neste sentido, este estudo busca propiciar um maior conhecimento quanto a Escrita da Língua de Sinais como um artefato cultural legítimo e reconhecido pelas comunidades surdas. O embasamento teórico conta com autores que reverenciam à Cultura Surda e à Educação de Surdos, tais como Mourão (2011), Perlin e Miranda (2003) e Strobel (2008). Para a realização desse trabalho, numa perspectiva qualitativa de pesquisa, desenvolvi uma investigação descritiva. As analise foram sistematizadas através dos caminhos percorridos para a produção desse artefato nas categorias: ilustração, texto em língua portuguesa, escrita da língua de sinais, dramatização, diagramação, vídeo e dvd. O livro “O Coelho Floriano e o Lobo” busca promover o acesso do surdo à literatura, além de suscitar à sensibilidade imagética, já que possibilita uma interpretação mais fidedigna da história. Acredito que as categorias escolhidas para narrar e analisar a produção deste artefato conseguiram demonstrar detalhadamente todos as etapas até agora vividas, enfocando a importância de um artefato pensado sob a ótica da experiência visual e da acessibilidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |