dc.contributor.advisor | Rech, Andréia Jaqueline Devalle | |
dc.creator | Moraes, Joyce Santiago de | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:47:51Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:47:51Z | |
dc.date.issued | 2017-12-05 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17845 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This end-of-course paper presents a discussion on the subject of Higher bilities (AH/ SD). The objective is to promote an awareness based on the problematization of the importance of identifying, recognizing and orienting subjects with High Abilities /Giftedness, based on the biography of two personalities. Thus, through a bibliographical research in an interview with the blog Vidraria in April 2014 and the book "VIPS: Real Stories of a liar", by Mariana Caltabiano (2005), about two personalities: Frank William Abagnale Jr and Marcelo Nascimento da Rocha, acknowledged the high degree of intelligence and creativity of their crimes, na analysis of their biographies was carried out, articulating theoretical knowledge, in order to identify AH / SD behaviors throughout their lives. It is necessary to reflect on the importance of the identification of the behaviors, with views there is a construction of the identity of the subjects, seeking a social referral of them. To support as discussions, authors such as Renzulli (2004), Pérez (2008), Gardner (2000/2002), and others were consulted. At the end of this research, it is understood that subjects with AH / SD need orientation, especially in their social interaction processes, so that their identities are developed in a healthy way, besides serving as an alert for other cases such as projects in this search. Thus, the importance of performing research in the area of AH / SD is reinforced in order to present as possibilities that a good orientation (or a lack thereof) can interfere in the life of a subject with AH / SD. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Relato biográfico | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Criminalidade | por |
dc.subject | Identificação | por |
dc.subject | Orientação | por |
dc.subject | Biographical report | eng |
dc.subject | High abilities/giftedness | eng |
dc.subject | Crime | eng |
dc.subject | Identification | eng |
dc.subject | Guidance | eng |
dc.title | O crime não compensa: estudo da trajetória de vida de duas personalidades com indicadores de altas habilidades/superdotação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial Diurno – Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de final de curso apresenta uma discussão acerca da temática das
Altas Habilidades Superdotação (AH/SD). Objetiva-se promover a conscientização a
partir da problematização sobre a importância de identificar, reconhecer e orientar
sujeitos com Altas Habilidades/Superdotação, a partir da biografia de duas
personalidades. Assim, através da realização de uma pesquisa bibliográfica em uma
entrevista ao Blog Vidraria em abril de 2014 e ao livro “VIPS: Histórias reais de um
mentiroso”, de autoria de Mariana Caltabiano (2005), acerca de duas
personalidades: Frank William Abagnale Jr e Marcelo Nascimento da Rocha,
reconhecidos devido ao alto grau de inteligência e criatividade de seus crimes, foi
realizada uma análise a respeito de suas biografias, articulando conhecimentos
teóricos, de forma a identificar comportamentos de AH/SD ao longo de suas vidas. É
necessário refletir sobre a importância da identificação desses comportamentos,
com vistas há uma construção sadia da identidade desses sujeitos, buscando um
encaminhamento social dos mesmos. Para embasar as discussões foram
consultados autores como: Renzulli (2004), Pérez (2008), Gardner (2000/2002),
entre outros. Ao finalizar esta pesquisa, entende-se que os sujeitos com AH/SD
necessitam de orientação, principalmente em seus primeiros processos de
interações sociais, para que suas identidades se desenvolvam de forma sadia, além
de servir de alerta para que não ocorram outros casos como os referidos nessa
pesquisa. Deste modo, reforça-se a importância de realizar pesquisas na área das
AH/SD a fim de apresentar as possibilidades que uma boa orientação (ou a falta
dela) podem interferir na vida de um sujeito com AH/SD. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |