Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRech, Andréia Jaqueline Devalle
dc.creatorMoraes, Joyce Santiago de
dc.date.accessioned2019-08-08T19:47:51Z
dc.date.available2019-08-08T19:47:51Z
dc.date.issued2017-12-05
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17845
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis end-of-course paper presents a discussion on the subject of Higher bilities (AH/ SD). The objective is to promote an awareness based on the problematization of the importance of identifying, recognizing and orienting subjects with High Abilities /Giftedness, based on the biography of two personalities. Thus, through a bibliographical research in an interview with the blog Vidraria in April 2014 and the book "VIPS: Real Stories of a liar", by Mariana Caltabiano (2005), about two personalities: Frank William Abagnale Jr and Marcelo Nascimento da Rocha, acknowledged the high degree of intelligence and creativity of their crimes, na analysis of their biographies was carried out, articulating theoretical knowledge, in order to identify AH / SD behaviors throughout their lives. It is necessary to reflect on the importance of the identification of the behaviors, with views there is a construction of the identity of the subjects, seeking a social referral of them. To support as discussions, authors such as Renzulli (2004), Pérez (2008), Gardner (2000/2002), and others were consulted. At the end of this research, it is understood that subjects with AH / SD need orientation, especially in their social interaction processes, so that their identities are developed in a healthy way, besides serving as an alert for other cases such as projects in this search. Thus, the importance of performing research in the area of AH / SD is reinforced in order to present as possibilities that a good orientation (or a lack thereof) can interfere in the life of a subject with AH / SD.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelato biográficopor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectCriminalidadepor
dc.subjectIdentificaçãopor
dc.subjectOrientaçãopor
dc.subjectBiographical reporteng
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectCrimeeng
dc.subjectIdentificationeng
dc.subjectGuidanceeng
dc.titleO crime não compensa: estudo da trajetória de vida de duas personalidades com indicadores de altas habilidades/superdotaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoEste trabalho de final de curso apresenta uma discussão acerca da temática das Altas Habilidades Superdotação (AH/SD). Objetiva-se promover a conscientização a partir da problematização sobre a importância de identificar, reconhecer e orientar sujeitos com Altas Habilidades/Superdotação, a partir da biografia de duas personalidades. Assim, através da realização de uma pesquisa bibliográfica em uma entrevista ao Blog Vidraria em abril de 2014 e ao livro “VIPS: Histórias reais de um mentiroso”, de autoria de Mariana Caltabiano (2005), acerca de duas personalidades: Frank William Abagnale Jr e Marcelo Nascimento da Rocha, reconhecidos devido ao alto grau de inteligência e criatividade de seus crimes, foi realizada uma análise a respeito de suas biografias, articulando conhecimentos teóricos, de forma a identificar comportamentos de AH/SD ao longo de suas vidas. É necessário refletir sobre a importância da identificação desses comportamentos, com vistas há uma construção sadia da identidade desses sujeitos, buscando um encaminhamento social dos mesmos. Para embasar as discussões foram consultados autores como: Renzulli (2004), Pérez (2008), Gardner (2000/2002), entre outros. Ao finalizar esta pesquisa, entende-se que os sujeitos com AH/SD necessitam de orientação, principalmente em seus primeiros processos de interações sociais, para que suas identidades se desenvolvam de forma sadia, além de servir de alerta para que não ocorram outros casos como os referidos nessa pesquisa. Deste modo, reforça-se a importância de realizar pesquisas na área das AH/SD a fim de apresentar as possibilidades que uma boa orientação (ou a falta dela) podem interferir na vida de um sujeito com AH/SD.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto