Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRech, Andréia Jaqueline Devalle
dc.creatorPereira, Cássia de Freitas
dc.date.accessioned2019-08-08T19:48:01Z
dc.date.available2019-08-08T19:48:01Z
dc.date.issued2017-12-05
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17846
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe present paper aimed to discuss the high skills/ giftedness (HSG) and its influences genetically and socially in these characteristics. When thinking about these individuals with HSG characteristics, we also think in many influences that fulfil in these characteristics, such as, for an example, the environment that they live. Before that, the subject that this paper studies comes to meet the genetic and environmental influences for this individual. To verify this study, the general objective comprehended that in what way the family influences genetically and/or socially the child with HSG. The theoretical input that substantiate this research were the authors: Renzulli (2014), Gardner (1995), Freitas e Pérez (2010), Virgolim (2007), Winner (1998), Feldhusen (1992), Lobo (2008), Rech (2016), among others. In addition, for the realization of this paper, in the methodological ways, it was chosen the qualitative approach, study of case type (MINAYO, 2013) from an interview semi structured with the family of the individual identified with HSG. The individual participants of the research were: the mother, the maternal grandparents, the father and the paternal grandparents. The interviews were analysed in a descriptive way, articulated with the theoretical reference that subsidized this paper. With the results and the analysis of the data, it was noticed that the genetic and environmental influences are present the family of the individual with HSG, mainly from the story of life of the participants. The final considerations pointed to the relation of the memories of the narrative of life with the HSG characteristics, it was highlighted that these characteristics were passed from generation to generation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectGenéticapor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectHigh skills/giftednesseng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectGeneticeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.titleAs influências da família e suas implicações no desenvolvimento do sujeito com altas habilidades/superdotaçãopor
dc.title.alternativeThe influences of the family and its implicatios in the development of the individual with high skills/giftednesseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente trabalho buscou discutir as altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as influências geneticamente e socialmente nessas características. Ao pensar nesses sujeitos com características de AH/SD, pensamos também em diversas influências que exercem nessas características como, por exemplo, o meio em que vivem. Diante disso, o tema que este trabalho aborda vem ao encontro das influências genéticas e ambientais para esse sujeito. Para verificar esse estudo, o objetivo geral foi compreender de que forma a família influencia geneticamente e/ou socialmente o filho com AH/SD. O aporte teórico que embasou esta pesquisa foram os autores: Renzulli (2014), Gardner (1995), Freitas e Pérez (2010), Virgolim (2007), Winner (1998), Feldhusen (1992), Lobo (2008), Rech (2016), entre outros. Além do mais, para a realização desse trabalho, nos caminhos metodológicos, optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso (MINAYO, 2013) a partir de uma entrevista semiestruturada com familiares do sujeito identificado com AH/SD. Os sujeitos participantes da pesquisa foram: a mãe, os avós maternos, o pai e os avós paternos. As entrevistas foram analisadas de forma descritiva articuladas com o referencial teórico que subsidiou esse trabalho. Com os resultados e a análise dos dados, percebeu-se que as influências genéticas e do ambiente estão presentes nos familiares do sujeito com AH/SD, principalmente a partir dos relatos das histórias de vida dos participantes. As considerações finais apontaram para as relações das memórias da narrativa de vida com as características de AH/SD, evidenciou que essas características foram passadas de gerações a gerações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto