dc.contributor.advisor | Castro, Sabrina Fernandes de | |
dc.creator | Perlin, Alessandra Montedo | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:49:28Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:49:28Z | |
dc.date.issued | 2017-12-05 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17849 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The present case study brings the work with five children enrolled in a municipal school of Santa Maria, from the use of the evaluation instrument denominated Supports Intensity Scale (SIS-C) for Children and Adolescents, which it is at start of validation for the Brazilian culture, linked at the Federal Universities of Santa Maria and Paraná. We left a brief contextualization about the terminological and theoretical modifications about the intellectual disability what is considered important to understand the current moment of disability in school scope. Was approached, also, during the present study, definitions about the evaluation forms and the support needs what is intimately related to application and the results of SIS Scale. The scales were applied through an interviewer and the interviewed. In the scale instructions is presented for what respondents be people that knows very well the student may include parents, family members and teachers. So, we determine the importance of the interviewed be the parents and/or responsible of Students, thus how was interviewed also the student. After the applications end, were realized the individual and general analysis of obtained results through the scales, and posteriorly observed the most embracing needs of each student. Thus, we understand the importance of this evaluation instrument to understand in which areas the individual need of more or less support. Based on that, is possible build Individualized Plans of each student, according to their support needs, prioritizing the learning and the development of the subject in a multidimensional view making possible the interaction of family, of school, of community and of the different contexts where he is it inserted. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Instrumentos de avaliação | por |
dc.subject | Apoio | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Intellectual disability | eng |
dc.subject | Evaluation instruments | eng |
dc.subject | Support | eng |
dc.title | Avaliação funcional de crianças com deficiência intelectual: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Functional evaluation of children with intellectual disability: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial Diurno – Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | O presente estudo de caso traz o trabalho com cinco crianças matriculadas numa Escola Municipal de Santa Maria – RS, a partir da utilização do instrumento de avaliação denominado Escala de Intensidade de Apoios para Crianças e Adolescentes (SIS-C), a qual está em início de validação para a cultura brasileira, vinculado as Universidades Federais de Santa Maria e do Paraná. Parte-se de uma breve contextualização sobre as modificações terminológicas e teóricas sobre a Deficiência Intelectual, o que se considera importante para entender o atual momento da deficiência no âmbito escolar. Foi abordado, também, durante o presente estudo definições sobre as formas de avaliação e as necessidades de apoio, o que está intimamente relacionado a aplicação e os resultados da Escala SIS. As escalas foram aplicadas através de um entrevistador e os entrevistados. Nas instruções da Escala é apresentado para que os respondentes sejam pessoas que conheçam muito bem o aluno, podendo incluir os pais, membros da família e professores. Assim, determinamos a importância de os entrevistados serem os pais e/ou responsáveis dos alunos, assim como foi entrevistado também o aluno. Após o término das aplicações foram realizadas as análises individuais e gerais dos resultados obtidos através das Escalas, e posteriormente observado as necessidades mais abrangentes de cada aluno. Assim, compreendemos a importância deste instrumento de avaliação para entender em quais áreas o indivíduo necessita de mais ou menos apoio. Baseado nisso, é possível construir Planos Individualizados de cada aluno, de acordo com suas necessidades de apoio, priorizando a aprendizagem e o desenvolvimento dos sujeitos, num olhar multidimensional, possibilitando a interação da família, da escola, da comunidade e dos diferentes contextos aonde ele está inserido. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |