dc.contributor.advisor | Munhóz, Maria Alcione | |
dc.creator | Madeira, Anna Ricalde | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:49:53Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:49:53Z | |
dc.date.issued | 2017-12-14 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17851 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The presented work outlines the importance of essential stimulation for children with mental disabilities in the period between the ages of zero to three years and eleven months, with the intent of showing the difference made to achild with a mental disability having been stimulated from the beginning by trained professionals such as special education teachers, as well as speech and physical therapists. To research the motor development of children with a disability it is necessary to have a repertoire of movements that begin within the first stages of embryotic life. It is in the ages of zero to three years that the child responds best to the stimuli that are offered. For this reason, knowing the development of the nervous systemis essential to understanding illnesses that compromise said development. The principal method to stimulate disabled children is through interaction. Speaking, singing, playing amongst other activities done with the child, activate the frontal lobe areas associated with speech, movement, social cognition and problem solving, which benefits the child for the rest of their life. Affection is essential to the child’s learning process, in which a disabled child needs twice the amount of attention from their parents and caretakers. This work is a bibliographical study based the “Projeto de Estimulação Essencial” (Essential Stimulation Project) of NEPES/UFSM, of which has for more than a decade been contributing to the progress in education and development of children with mental disabilities, combining practice with theory. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Estimulação essencial | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Special Education | eng |
dc.subject | Essential stimulation | eng |
dc.subject | Mental disabilities | eng |
dc.title | Estimulação essencial e a criança com deficiência intelectual | por |
dc.title.alternative | Essential stmimulation and the mentally disabled child | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial Diurno – Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | O estudo apresentado trata da necessidade da Estimulação Essencial para crianças com diagnóstico de Deficiência Intelectual no período do nascimento aos três anos e onze meses de idade. Desse modo, procurando destacar a diferença que faz para uma criança com deficiência intelectual ser estimulada desde o começo de sua vida, por profissionais capacitados como um Educador Especial, Fonoaudiólogo e Fisioterapeuta, entre outros. Ao pesquisar o desenvolvimento motor de uma criança com deficiência intelectual é necessário destacar que os movimentos de todo o ser humano já se iniciam nos primeiros estágios da vida embrionária. Daí a conveniência de pensar ações estimuladoras e orientação aos pais e cuidadores desde o nascimento da criança. Quanto mais cedo iniciar o processo, melhor serão os resultados.É na faixa etária do nascimento aos três anos de idade que a criança responde melhor aos estímulos,que lhe são oferecidos. Por isso, conhecer o desenvolvimento do Sistema Nervoso é essencial para o entendimento das patologias que comprometem o desenvolvimento.A principal maneira de estimular a criança com deficiência é por meio da interatividade. Conversar, cantar, brincar e diversas outras atividades feitas junto com a criança, fazem com que as áreas do lobo frontal associadas à linguagem, ao movimento, à cognição social e à solução de problemas sejam ativadas, o que gera benefícios para toda a vida, nunca deixando de lado a afetividade, pois é essencial para o processo aprendizagem de uma criança, E uma criança com deficiência precisa do dobro de atenção dos pais ou cuidadores. Este trabalho é um estudo bibliográfico, que se utilizou de registros da literatura específicos e afetos ao tema em estudo e traz como materialidade o resultado prático do trabalho realizado no projeto de extensão que acontece por mais de dez anos, no Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão/NEPES da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Para ilustrar o estudo teórico serão relatados seis casos de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual, atendidas pelo projeto, que estão contidos no Relatório do mesmo, durante o ano de 2016. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |