dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Brum, Daiane Rasera | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:51:47Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:51:47Z | |
dc.date.issued | 2017-12-14 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17861 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial Diurno, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The discipline of LIBRAS is presented in the courses of higher education, essential in the
training of teachers and educators. In this way, the objective of this work is to learn about the
process of acquisition and learning of Libras by listeners in higher education, specifically in
the Special Education Course, as foreseen in Decree 5626/2005, the Brazilian Language of
Signals - LIBRAS should be part of the curriculum of undergraduate courses, especially
those aimed at teacher training. In this sense, the objective of this work is to learn about the
process of acquisition and learning of Libras by listeners, in undergraduate education. It is
investigated the learning of the visual language manual by hearer students, as well as the
perception of these students in relation to the learning of Libras, along the academic
trajectory, verifying if the students have difficulties and what they would be. The methodology
used for the accomplishment of this study is the descriptive research of qualitative approach,
inserting itself in the modality of the Case Study. To perform data collection, it was used
semi-structured interviews that were applied to five students of the seventh and eighth
semesters. In the literature review, a bibliographical study about the formation of the hearer
teacher was carried out first until the insertion of Libras in the course curriculum. From the
studies of BRITO (1997, p. 7), it was provide to refer to Libras as a language that passes
through the visual experience and also how it is learned as a second language - L2 - by
hearer ones. From the analysis of the data, it is observed that the majority of the academics
do not feel safe in relation to the learning / dominion of the LIBRAS. The scholars emphasize
the need to increase the hours of the discipline of LIBRAS, pointing out as indispensable the
greater number of practical classes and, mainly, greater proximity and direct contact with the
deaf community. To conclude this study, it is of fundamental importance to affirm that it is in
the immersion with the deaf and in contact with the deaf universe that the academics can
learn and have fluency in the LIBRAS. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Libras | por |
dc.subject | Aquisição da L2 | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Comunidade surda | por |
dc.subject | Acquisition of L2 | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Deaf communit | eng |
dc.title | Libras: experiências vividas por acadêmicos ouvintes do curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Libras: experiences lived by hearer academics of the Special Education course of the Federal University of Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Educação Especial Diurno | por |
dc.description.resumo | A disciplina de Libras está presente nos cursos de ensino superior, imprescindivelmente nos
de formação de professores. Desta forma, o objetivo deste trabalho é tomar conhecimento a
respeito de como se dá o processo de aquisição e aprendizagem da Libras por ouvintes no
ensino superior, especificamente no Curso de Educação Especial, como prevê o Decreto
5626/2005, a disciplina de Língua Brasileira de Sinais - Libras deve fazer parte do currículo
dos cursos de ensino superior, imprescindivelmente naqueles que visam a formação de
professores. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é tomar conhecimento a respeito de
como se dá o processo de aquisição e aprendizagem da Libras por ouvintes, no ensino
superior, Investiga-se a aprendizagem da língua visual manual por estudantes ouvintes, bem
como, a percepção desses estudantes em relação à aprendizagem da Libras, ao longo da
trajetória acadêmica, verificando se os estudantes possuem dificuldades e quais seriam
elas. A metodologia utilizada para a realização deste estudo é a pesquisa descritiva de
abordagem qualitativa, inserindo-se na modalidade do Estudo de Caso. Para realizar a
coleta de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas a cinco
acadêmicas do sétimo e oitavo semestres. Na revisão de literatura, realizou-se
primeiramente um estudo bibliográfico acerca da formação do professor ouvinte até a
inserção da Libras no currículo do Curso. A partir dos estudos de BRITO(1997,p.7),buscouse
referenciar a Libras como uma língua que passa pela experiência visual e também como
é aprendida como segunda língua - L2 - por ouvintes. A partir da análise dos dados,
observa-se que a maioria das acadêmicas não se sentem seguras em relação à
aprendizagem/domínio da Libras. As acadêmicas destacam a necessidade de aumentar a
carga horária da disciplina de Libras, apontando como indispensável o maior número de
aulas práticas e, principalmente, maior proximidade e contato direto com a comunidade
surda. Para encerrar esse estudo, é de fundamental importância afirmar que é na imersão
junto ao surdo e no contato com o universo surdo que as acadêmicas poderão aprender e
ter fluência na Libras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |