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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorBrum, Daiane Rasera
dc.date.accessioned2019-08-08T19:51:47Z
dc.date.available2019-08-08T19:51:47Z
dc.date.issued2017-12-14
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17861
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial Diurno, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe discipline of LIBRAS is presented in the courses of higher education, essential in the training of teachers and educators. In this way, the objective of this work is to learn about the process of acquisition and learning of Libras by listeners in higher education, specifically in the Special Education Course, as foreseen in Decree 5626/2005, the Brazilian Language of Signals - LIBRAS should be part of the curriculum of undergraduate courses, especially those aimed at teacher training. In this sense, the objective of this work is to learn about the process of acquisition and learning of Libras by listeners, in undergraduate education. It is investigated the learning of the visual language manual by hearer students, as well as the perception of these students in relation to the learning of Libras, along the academic trajectory, verifying if the students have difficulties and what they would be. The methodology used for the accomplishment of this study is the descriptive research of qualitative approach, inserting itself in the modality of the Case Study. To perform data collection, it was used semi-structured interviews that were applied to five students of the seventh and eighth semesters. In the literature review, a bibliographical study about the formation of the hearer teacher was carried out first until the insertion of Libras in the course curriculum. From the studies of BRITO (1997, p. 7), it was provide to refer to Libras as a language that passes through the visual experience and also how it is learned as a second language - L2 - by hearer ones. From the analysis of the data, it is observed that the majority of the academics do not feel safe in relation to the learning / dominion of the LIBRAS. The scholars emphasize the need to increase the hours of the discipline of LIBRAS, pointing out as indispensable the greater number of practical classes and, mainly, greater proximity and direct contact with the deaf community. To conclude this study, it is of fundamental importance to affirm that it is in the immersion with the deaf and in contact with the deaf universe that the academics can learn and have fluency in the LIBRAS.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLibraspor
dc.subjectAquisição da L2por
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectComunidade surdapor
dc.subjectAcquisition of L2eng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectDeaf communiteng
dc.titleLibras: experiências vividas por acadêmicos ouvintes do curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeLibras: experiences lived by hearer academics of the Special Education course of the Federal University of Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEducação Especial Diurnopor
dc.description.resumoA disciplina de Libras está presente nos cursos de ensino superior, imprescindivelmente nos de formação de professores. Desta forma, o objetivo deste trabalho é tomar conhecimento a respeito de como se dá o processo de aquisição e aprendizagem da Libras por ouvintes no ensino superior, especificamente no Curso de Educação Especial, como prevê o Decreto 5626/2005, a disciplina de Língua Brasileira de Sinais - Libras deve fazer parte do currículo dos cursos de ensino superior, imprescindivelmente naqueles que visam a formação de professores. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é tomar conhecimento a respeito de como se dá o processo de aquisição e aprendizagem da Libras por ouvintes, no ensino superior, Investiga-se a aprendizagem da língua visual manual por estudantes ouvintes, bem como, a percepção desses estudantes em relação à aprendizagem da Libras, ao longo da trajetória acadêmica, verificando se os estudantes possuem dificuldades e quais seriam elas. A metodologia utilizada para a realização deste estudo é a pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, inserindo-se na modalidade do Estudo de Caso. Para realizar a coleta de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas a cinco acadêmicas do sétimo e oitavo semestres. Na revisão de literatura, realizou-se primeiramente um estudo bibliográfico acerca da formação do professor ouvinte até a inserção da Libras no currículo do Curso. A partir dos estudos de BRITO(1997,p.7),buscouse referenciar a Libras como uma língua que passa pela experiência visual e também como é aprendida como segunda língua - L2 - por ouvintes. A partir da análise dos dados, observa-se que a maioria das acadêmicas não se sentem seguras em relação à aprendizagem/domínio da Libras. As acadêmicas destacam a necessidade de aumentar a carga horária da disciplina de Libras, apontando como indispensável o maior número de aulas práticas e, principalmente, maior proximidade e contato direto com a comunidade surda. Para encerrar esse estudo, é de fundamental importância afirmar que é na imersão junto ao surdo e no contato com o universo surdo que as acadêmicas poderão aprender e ter fluência na Libras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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