dc.contributor.advisor | Casarin, Melânia de Melo | |
dc.creator | Alcantara, Joselaine | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:51:55Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:51:55Z | |
dc.date.issued | 2017-12-05 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17862 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial Diurno, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This concluding article presents the life story of J., a deaf boy who knew the Sign
Language only at the age of eight, and who, until then, had no diagnosis regarding
deafness. In this context, the main objective of this research is the construction of the
deaf identity through the Brazilian Language of Signals (LIBRAS), bringing to the
surface the problematic around the development of the learning of J., in a regular
educational environment, however, valuing the lived subsequence by him in terms of
overcoming, which, in turn, managed to rise in his cognitive, psychological and social
development. The methodological procedure chosen for this work was the Case Study,
which provides the fundamental needs for understanding the life story of the
protagonist of this work, and how they gave their experiences and why they are so
important for their progress. The approach chosen was qualitative descriptive,
considering that it examines facts, seeking to identify and interpret them, analyzing and
describing the data collected in a grounded manner. Finally, as a research instrument,
a semi-structured interview was conducted with two people who traveled along this
path with J .: his adoptive mother and his teacher at the State School of Special
Education Dr. Reinaldo Fernando Cóser. In this way, correlating its trajectory with the
importance of the Culture Surda to the construction of identity of the deaf individual, in
order to contribute so that this and many other children have the opportunity to interact
/ contribute with the Listening Culture. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Língua de sinais | por |
dc.subject | Identidade surda | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Sign language | eng |
dc.subject | Identity deaf | eng |
dc.title | A história de vida de J.: a aquisição da língua de sinais em período tardio | por |
dc.title.alternative | The life history of J.: the acquisition of the long-term sign language | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Educação Especial Diurno | por |
dc.description.resumo | Este artigo de Conclusão de Curso apresenta a história de vida de J., um menino
surdo que conheceu a Língua de Sinais somente aos oito anos, e que, até então, não
possuía diagnóstico no que tange à surdez. Neste contexto, o objetivo principal desta
pesquisa denota a construção da identidade surda através da Língua Brasileira de
Sinais (LIBRAS), trazendo à tona a problemática em torno do desenvolvimento da
aprendizagem de J., em ambiente educacional regular, entretanto, valorizando a
subsequência vivenciada por ele em termos de superação, que, por sua vez,
conseguiu ascensão em seu desenvolvimento cognitivo, psicológico e social. O
procedimento metodológico escolhido para este trabalho foi o Estudo de Caso, o qual
supre as necessidades fundamentais para a compreensão da história de vida do
protagonista deste trabalho, e como se deram suas vivências e porquê apresentamse
tão importantes para o seu progresso. A abordagem escolhida foi a qualitativa
descritiva, tendo em vista que esta examina fatos, buscando identificá-los e interpretálos,
analisando e descrevendo os dados coletados de maneira fundamentada. Por fim,
como instrumento de investigação, foi realizada uma entrevista semiestruturada com
duas pessoas que percorreram este caminho com J.: sua mãe adotiva e sua
professora da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser.
Desta forma, correlacionando a sua trajetória com a importância da Cultura Surda para
com a construção de identidade do indivíduo surdo, a fim de contribuir para que esta
e tantas outras crianças tenham a oportunidade de interagir/contribuir com a Cultura
Ouvinte. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |