Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCasarin, Melânia de Melo
dc.creatorAlcantara, Joselaine
dc.date.accessioned2019-08-08T19:51:55Z
dc.date.available2019-08-08T19:51:55Z
dc.date.issued2017-12-05
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17862
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial Diurno, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis concluding article presents the life story of J., a deaf boy who knew the Sign Language only at the age of eight, and who, until then, had no diagnosis regarding deafness. In this context, the main objective of this research is the construction of the deaf identity through the Brazilian Language of Signals (LIBRAS), bringing to the surface the problematic around the development of the learning of J., in a regular educational environment, however, valuing the lived subsequence by him in terms of overcoming, which, in turn, managed to rise in his cognitive, psychological and social development. The methodological procedure chosen for this work was the Case Study, which provides the fundamental needs for understanding the life story of the protagonist of this work, and how they gave their experiences and why they are so important for their progress. The approach chosen was qualitative descriptive, considering that it examines facts, seeking to identify and interpret them, analyzing and describing the data collected in a grounded manner. Finally, as a research instrument, a semi-structured interview was conducted with two people who traveled along this path with J .: his adoptive mother and his teacher at the State School of Special Education Dr. Reinaldo Fernando Cóser. In this way, correlating its trajectory with the importance of the Culture Surda to the construction of identity of the deaf individual, in order to contribute so that this and many other children have the opportunity to interact / contribute with the Listening Culture.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectLíngua de sinaispor
dc.subjectIdentidade surdapor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectSign languageeng
dc.subjectIdentity deafeng
dc.titleA história de vida de J.: a aquisição da língua de sinais em período tardiopor
dc.title.alternativeThe life history of J.: the acquisition of the long-term sign languageeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEducação Especial Diurnopor
dc.description.resumoEste artigo de Conclusão de Curso apresenta a história de vida de J., um menino surdo que conheceu a Língua de Sinais somente aos oito anos, e que, até então, não possuía diagnóstico no que tange à surdez. Neste contexto, o objetivo principal desta pesquisa denota a construção da identidade surda através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), trazendo à tona a problemática em torno do desenvolvimento da aprendizagem de J., em ambiente educacional regular, entretanto, valorizando a subsequência vivenciada por ele em termos de superação, que, por sua vez, conseguiu ascensão em seu desenvolvimento cognitivo, psicológico e social. O procedimento metodológico escolhido para este trabalho foi o Estudo de Caso, o qual supre as necessidades fundamentais para a compreensão da história de vida do protagonista deste trabalho, e como se deram suas vivências e porquê apresentamse tão importantes para o seu progresso. A abordagem escolhida foi a qualitativa descritiva, tendo em vista que esta examina fatos, buscando identificá-los e interpretálos, analisando e descrevendo os dados coletados de maneira fundamentada. Por fim, como instrumento de investigação, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas pessoas que percorreram este caminho com J.: sua mãe adotiva e sua professora da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser. Desta forma, correlacionando a sua trajetória com a importância da Cultura Surda para com a construção de identidade do indivíduo surdo, a fim de contribuir para que esta e tantas outras crianças tenham a oportunidade de interagir/contribuir com a Cultura Ouvinte.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto