Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuareschi, Taís
dc.creatorViera, Jeniffer Millani
dc.date.accessioned2019-08-08T19:52:02Z
dc.date.available2019-08-08T19:52:02Z
dc.date.issued2017-12-07
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17863
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial Diurno, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe present research reveals the results of a case study carried out with a family from Santa Maria/RS. The main objective was to investigate how the family mobilized the care of their daughter after the diagnosis of her intellectual disability. Therefore, this study was developed through a qualitative approach of the case study type. As a data collection instrument, semi-structured interviews were chosen. The theoretical foundation makes a bond between the family and the disability. Through the analysis of data it was possible to understand how this family organized themselves to take care of their daughter. The reports of the mother allowed to know the main difficulties encountered and the changes that occurred in the family context after the diagnosis. Regarding the difficulties, the mother emphasizes the impasses to understand and to accept Down Syndrome and the adversities in the search for professionals. It was found that the family members mobilized to offer the best therapeutic and educational services, and the mother's statements emphasized more strongly the effects of the work in the clinical scope.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectIntellectual disabiliteng
dc.titleA família e o diagnóstico de deficiência intelectual: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe family and the diagnosis of intellectual disability: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEducação Especial Diurnopor
dc.description.resumoA presente pesquisa revela resultados de um estudo de caso realizado com uma família de Santa Maria/RS. Teve-se como objetivo principal, investigar como a família se mobilizou nos cuidados com o filho após o diagnóstico de deficiência intelectual. Para tanto, este estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados optouse por entrevistas semiestruturadas. A fundamentação teórica faz um laço entre a família e a deficiência. Por meio da análise de dados foi possível compreender como essa família se organizou para cuidar da filha. Os relatos da mãe permitiram conhecer as principais dificuldades encontradas e as mudanças que ocorreram no contexto familiar após o diagnóstico. Em relação às dificuldades, a mãe salienta os impasses para compreender e aceitar a síndrome de Down e as adversidades na busca por profissionais. Constatou-se que os familiares se mobilizaram para oferecer os melhores atendimentos terapêuticos e educacionais, sendo que as falas da mãe salientaram de forma mais contundente os efeitos do trabalho no âmbito clínico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto