dc.contributor.advisor | Guareschi, Taís | |
dc.creator | Viera, Jeniffer Millani | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:52:02Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:52:02Z | |
dc.date.issued | 2017-12-07 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17863 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial Diurno, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The present research reveals the results of a case study carried out with a family from Santa
Maria/RS. The main objective was to investigate how the family mobilized the care of their daughter
after the diagnosis of her intellectual disability. Therefore, this study was developed through a
qualitative approach of the case study type. As a data collection instrument, semi-structured interviews
were chosen. The theoretical foundation makes a bond between the family and the disability. Through
the analysis of data it was possible to understand how this family organized themselves to take care of
their daughter. The reports of the mother allowed to know the main difficulties encountered and the
changes that occurred in the family context after the diagnosis. Regarding the difficulties, the mother
emphasizes the impasses to understand and to accept Down Syndrome and the adversities in the
search for professionals. It was found that the family members mobilized to offer the best therapeutic
and educational services, and the mother's statements emphasized more strongly the effects of the
work in the clinical scope. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Intellectual disabilit | eng |
dc.title | A família e o diagnóstico de deficiência intelectual: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | The family and the diagnosis of intellectual disability: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Educação Especial Diurno | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa revela resultados de um estudo de caso realizado com uma família de Santa
Maria/RS. Teve-se como objetivo principal, investigar como a família se mobilizou nos cuidados com o
filho após o diagnóstico de deficiência intelectual. Para tanto, este estudo foi desenvolvido por meio
de uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados optouse
por entrevistas semiestruturadas. A fundamentação teórica faz um laço entre a família e a
deficiência. Por meio da análise de dados foi possível compreender como essa família se organizou
para cuidar da filha. Os relatos da mãe permitiram conhecer as principais dificuldades encontradas e
as mudanças que ocorreram no contexto familiar após o diagnóstico. Em relação às dificuldades, a
mãe salienta os impasses para compreender e aceitar a síndrome de Down e as adversidades na
busca por profissionais. Constatou-se que os familiares se mobilizaram para oferecer os melhores
atendimentos terapêuticos e educacionais, sendo que as falas da mãe salientaram de forma mais
contundente os efeitos do trabalho no âmbito clínico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |