dc.contributor.advisor | Corrêa, Ayrton Dutra | |
dc.creator | Dalla Valle, Lutiere | |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T15:11:52Z | |
dc.date.available | 2019-08-09T15:11:52Z | |
dc.date.issued | 2006-03-23 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17874 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Arte e Visualidade, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | The present inquiry that brings as subject the use of Projects of Work as a possibility in Ensign of the
Art in Average Ensign, had as objective generality to search in the methodology boarding of the
Projects Work, one another way to teach and to learn Art. This work that had as theoretical recital the
ideas of Fernando Hernández ally to other authors, primo for developing in the citizens of the research
the capacities to work in team, to take decisions and to communicate themselves in creative and
sensible way; to formulate and to decide related problems the adverse situations; to contribute for the
reconstruction of the identity of the citizens in relation to the diverse readings of the reality that they
surround to them and that they need to learn to interpret. The field work gave through the execution
and analysis of the Mars Project – Maristas in Art, where the pupils had been involved in the planning
and accomplishment in all the stages of the proposal. Under the qualitative boarding the information
had been gotten through different sources, including daily of field, participant comment, open interview
and documentary analysis. The collection of date happened during the school year of 2005 – March to
November – in the Marista College Saint Maria in the city of Saint Maria, RS. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | Projeto Marte: um projeto de trabalho para o ensino médio | por |
dc.title.alternative | Mars Project: a project of work for average ensign | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Arte e Visualidade | por |
dc.description.resumo | A presente investigação que traz como tema a utilização de Projetos de Trabalho como uma
possibilidade no Ensino da Arte no Ensino Médio, teve como objetivo geral buscar na abordagem
metodológica dos Projetos de Trabalho, uma outra maneira de ensinar e aprender Arte. Este trabalho
que teve como fundamentação teórica as idéias de Fernando Hernández aliado a outros autores,
primou por desenvolver nos sujeitos da pesquisa as capacidades de trabalhar em equipe, tomar
decisões e comunicar-se de maneira criativa e sensível; a formular e resolver problemas relacionados
a situações adversas; a contribuir para a reconstrução da identidade dos sujeitos em relação às
diversas leituras da realidade que lhes cercam e que necessitam aprender a interpretar. O trabalho de
campo deu-se através da execução e análise do Projeto Marte – Maristas em Arte, onde os alunos
foram envolvidos no planejamento e realização em todas as etapas da proposta. Sob a abordagem
qualitativa as informações foram obtidas através de diferentes fontes, incluindo diário de campo,
observação participante, entrevista aberta e análise documental. A coleta de dados aconteceu
durante o ano letivo de 2005 – de março a novembro - no Colégio Marista Santa Maria na cidade de
Santa Maria, RS. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |