dc.contributor.advisor | Degrandi, José Odim | |
dc.creator | Figueiredo, Enedir Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T12:27:39Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T12:27:39Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1788 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This article discusses the politics of linking resources to basic education, as an important instrumentin theinflow of fundsin the municipal budget. By joiningcentrally defined programs, municipalities weretied torules imposedhaving toapply them incertainactivities previously. The study shows the high dependence of the municipality of South Caçapava programs offered by the Union, without whichit would have difficulty maintaining basic education, as well as the way in which resources are transferred. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Recurso vinculado | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Autonomia municipal | por |
dc.title | Vinculação de recursos como instrumento da política de ensino: o caso de Caçapava do Sul - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo discute a política da vinculação de recursos à educação básica, como instrumento importante na entrada de recursos no orçamento municipal. Ao aderir a programas definidos centralmente, os municípios ficaram atrelados às regras impostas tendo que aplicá-los em atividades previamente determinadas. O estudo demonstra a alta dependência do município de Caçapava do Sul aos programas oferecidos pela União, sem os quais teria dificuldade de manutenção do ensino básico, bem como a forma com o qual os recursos são repassados. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |