Gestão escolar: práticas sobre o cotidiano de uma escola periférica de Santa Maria
Resumo
O presente trabalho foi baseado em pesquisas anteriores, nesta mesma instituição, a partir de reflexões que foram fundamentadas através de constatações vividas pela pesquisadora na Escola Nossa Senhora da Conceição, localizada na periferia de Santa Maria. A escola atende a uma das clientelas mais carentes de Santa Maria, ao todo são sessenta e quatro crianças que frequentam a escola regularmente. São muitos os problemas enfrentados pela escola, alguns como: falta de infraestrutura adequada para receber os alunos, falta de professores, crianças que chegam para as aulas sem terem recebido alimentação adequada em casa, pouca participação dos pais na gestão escolar, repercutem diretamente na aprendizagem das crianças. Quando comentamos que a gestão democrática participativa baseia-se na relação orgânica entre todos os sujeitos envolvidos na escola e as decisões são tomadas coletivamente, além de existir uma interação nas propostas, e todos têm conhecimento nas decisões tomadas, na escola que foi objeto de estudo desta pesquisa, ficou evidenciado que esta interação pouco acontece, e é muito frágil ainda, pois, a maioria dos pais ainda não entendeu seu verdadeiro papel junto à escola da comunidade. Eles quase nunca procuram à escola para saber dos problemas que são enfrentados cotidianamente, ou para saber em quais condições seus filhos estão estudando, ficando a responsabilidade de tomar decisões, dos caminhos que a escola deverá seguir nas mãos dos professores e direção, que embora conheçam a realidade em que a escola esta inserida, acaba tomando decisões que muitas vezes não são as mais adequadas ao contexto dos seus moradores, as crianças.
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- Gestão Educacional [292]
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