Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorUaska, Izabel Cristina
dc.creatorVicari, Rosangela Luiza
dc.date.accessioned2019-08-15T14:43:35Z
dc.date.available2019-08-15T14:43:35Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17937
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis conclusion study has as subject School, Family and School Management, and general objective research on the importance of involving the family in the school for their children, helping in the teaching and learning of children in the first years of elementary school at Municipal Antonio Parreiras School, Tio Hugo-RS. To conduct this qualitative research was initially carried out a literature search, where in the first instance sought to describe a conception of learning, then about the importance of family in the development of the child, keeping in mind that is with the participation of the family that the child will feel more confident and happy, resulting in the optimization of learning. After was treated on the importance of the work of Democratic Administration, providing a collective work through a Democratic Political Pedagogical Project allowing for exchange. From the initial research dates were collected through interviews with parents and administrators. Data analysis based on Oliveira (2006), Macedo (2002), Paro (2000), Lück (2006), leads us to verify and confirm that the presence of parents in the school life of their children is extremely important for the success in learning and the work of teachers and school management needs to be improved with a view to new possibilities for closer parents of school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectFamília x escolapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectFamily x schooleng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleDesafio para a gestão democrática: aproximar os pais da escolapor
dc.title.alternativeChallenge of democratic management: near school of parentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão tem como tema Escola, Família e Gestão Escolar, e como objetivo geral pesquisar sobre a importância da participação da familia no contexto escolar de seus filhos, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Parreiras, Tio Hugo-RS. Para a realização desta pesquisa de cunho qualitativo foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, onde num primeiro momento procurou-se descrever uma concepção sobre a aprendizagem, em seguida sobre a importância da família no desenvolvimento integral da criança, tendo em vista que é com a participação da família que a criança vai se sentir mais confiante e feliz, resultando na otimização da apredizagem. Após tratou-se sobre a importância do trabalho da Gestão Democrática, proporcionando um trabalho coletivo, através de um Projeto Político Pedagógico Democrático que possibilite a troca. A partir da pesquisa inicial foram levantados dados através de entrevistas realizadas com pais e gestores. A análise dos dados com base em Oliveira (2006), Macedo(2002), Paro (2000), Lück (2006), nos leva a constatar e confirmar que a presença dos pais na vida escolar de seus filhos é de fundamental importância para o sucesso na aprendizagem e que o trabalho da Gestão Escolar e professores precisa ser melhorado, com vistas a novas possibilidades de aproximar mais os pais da escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto