dc.contributor.advisor | Schmidt, Alberto Souza | |
dc.creator | Viana, Gilberto Fladimar Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2019-08-16T16:01:32Z | |
dc.date.available | 2019-08-16T16:01:32Z | |
dc.date.issued | 2007-08-13 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17955 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Agente de Inovação Tecnológica, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This work aims to identify the situations that have direct or indirect implication for the teachers from the Industrial Design Course in relation to the activity of Project coordination and also in relation to their intellectual production, registered in the Institution, with emphasis in technological innovation. This research used information about projects which were obtained through the access to institutional documents and to database reports from UFSM. A questionnaire directed to the teachers that belong to the Industrial Design Course was also applied. From the analysis of the surveys, and the reports from the questionnaire applied to the teachers, it can be concluded that the teachers master the subject “technological innovation”, but with regards to the legal questions on the scope of UFSM, it was found that most of them do not know they exist. Concerning the teaching and research projects coordinated by these teachers, the numbers of are quite expressive. As for the extension projects, they represent a small number. Regarding the teacher formation, diversity in the undergraduate formation can be observed, however, in the post-graduation formation it is centered in the area of Production Engineering. Thus, it can be observed that some measures might be taken, considering the situations mentioned above, as well as new aspects that were detected throughout this work. Therefore, the results obtained can be considered as a reference or an example to other units and teaching institutions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inovação tecnológica | por |
dc.subject | Produção institucional | por |
dc.subject | Docentes | por |
dc.subject | Agente | por |
dc.subject | Technological innovation | eng |
dc.subject | Institutional production | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | Agent | eng |
dc.title | O docente como agente de inovação tecnológica: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | The teacher as an agent of technological innovation: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Agente de Inovação Tecnológica | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo a identificação de situações que tenham implicação direta ou indireta dos professores do Curso de Desenho Industrial em relação à atividade de coordenação de projetos e, também, em relação à sua produção intelectual, registrada na Instituição, com ênfase em inovação tecnológica. Neste trabalho, foram utilizadas informações a respeito de projetos, obtidas através do acesso a documentos institucionais e de relatórios do banco de dados da UFSM. Também foi aplicado um questionário dirigido aos professores, com vínculo direto ao Curso de Desenho Industrial. A partir da análise dos levantamentos, dos relatórios e do questionário aplicado aos professores, conclui-se que os professores têm domínio sobre o assunto “inovação tecnológica”, mas quanto às questões legais no âmbito da UFSM, muitos desconhecem. Referente aos projetos de ensino e de pesquisa coordenados pelos professores desse Curso, os números são bastante expressivos. Quanto aos de extensão, se apresentam em pequeno número. Com relação à formação dos docentes, observa-se uma diversidade na formação de graduação, já na formação de pós-graduação tem-se uma concentração na área de Engenharia de Produção. Com isso, observa-se que algumas medidas poderiam vir a ser tomadas, considerando as situações acima citadas, bem como a novos aspectos que foram detectados ao longo deste trabalho. Portanto, os resultados obtidos podem ser considerados como referencial ou exemplo para outras unidades e instituições de ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |