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dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorWeber, Tiele de Oliveira
dc.date.accessioned2019-08-26T14:13:33Z
dc.date.available2019-08-26T14:13:33Z
dc.date.issued2007-11-24
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18017
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe present work was developed during the Specialization course on Special Education, of Santa Maria Federal University in convention with Áttila Taborda Foundation – URCAMP – São Borja’s campus. We developed this search with the purpose of verifying on specific literature the importance of playful to the development of children with learning difficulties and how its utilization can benefit learning procedure, seeking this way, favour the development of efficacious pedagogical practices to their knowledge construction. Thinking on these educative practices, we believe that playful is important to any human being and it can’t be seen only as entertainment. To the realization of this work, we used as methodological approach the bibliographical search. This way, we analyzed different authors and this allowed us to have a wide vision about the subject. The development of playful aspect is seen as an easy way of learning, of personal, social and cultural development, allowing the whole development of the children, even through these activities they develop themselves affectively. The educator has the role of mediator on this stage, taking to the students the utilization of playful activities on his/her daily work, seeking interaction between both. Playful is an inherent activity to the human being and builder of significant learning, in which the students develop the interest by the proposal activities. The collectivity on their execution provides intellectual growth and physical development, and this leads to the construction of human being autonomy. Thus, this research does not deplete the subject, in contrast, opportunity new searches, new knowledge but it waits to assist professors, parents and all those that in day-by-day are come across with new situations of learning and search to find a support.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectPlayfuleng
dc.subjectLeaning difficultieseng
dc.titleA importância do lúdico para o desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagempor
dc.title.alternativeThe importance of playful to the development of chlidren with learning difficultieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Especialização em Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria, em Convênio com a Fundação Áttila Taborda – URCAMP – Campus de São Borja. Desenvolvemos essa pesquisa com o objetivo de verificar na literatura específica a importância do lúdico para o desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem e como a utilização do lúdico pode beneficiar o processo de aprendizagem, buscando dessa forma, favorecer o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes à construção de seus conhecimentos. Pensando nessas práticas educativas, acreditamos que o lúdico é importante para qualquer ser humano e não pode ser visto apenas como diversão. Para a realização deste trabalho, utilizamos como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica. Assim, analisamos diferentes autores, o que nos permitiu ter uma visão ampla sobre o assunto. O desenvolvimento do aspecto lúdico é visto como facilitador da aprendizagem, do desenvolvimento pessoal, social e cultural, possibilitando o desenvolvimento integral das crianças, já que através dessas atividades elas, também, desenvolvem-se afetivamente. O educador tem o papel de mediador nesta etapa, levando aos educandos a utilização de atividades lúdicas em seu trabalho diário, buscando uma interação entre ambos. O lúdico é uma atividade inerente ao ser humano e construtora de aprendizagem significativa, na qual os educandos desenvolvem o interesse pelas atividades propostas. A coletividade na execução destas proporciona crescimento intelectual e desenvolvimento físico, o que leva à construção da autonomia do ser humano. Assim, esta pesquisa não esgota o assunto, ao contrário, oportuniza novas buscas, novos conhecimentos mas espera auxiliar professores, pais e todos aqueles que no dia-a-dia deparam-se com novas situações de aprendizagem e buscam encontrar um apoio.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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