dc.contributor.advisor | Nishijima, Toshio | |
dc.creator | Vitcel, Marlise Sozio | |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T15:41:56Z | |
dc.date.available | 2019-08-26T15:41:56Z | |
dc.date.issued | 2011-08-20 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18022 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to study environmental education in the installation of a hydroelectric
power plant in northwestern of Rio Grande do Sul, Brazil. From the theoretical
reflection: the energy and environmental issues, sustainable development and environmental
education in this process, this research examined the proposal for environmental
education implemented in the process of installing the hydroelectric San
Jose, with regard to its purpose and its effectiveness. The research is characterized
by its qualitative nature, being in an exploratory and descriptive. As for the means
employed to this investigation, the literature search, the primary data collection that
occurred through interviews and secondary sources consulted in the documents of
the hydroelectric plant and official sites. The data was made by content analysis. The
research is also characterized as a case study. Outlining the discussions of power
generation, it appears that the hydroelectric play an important role, given its ability to
generate action and the fact it is one of the cleanest - as compared to fossil fuels, for
example - however, not discusses why energy demand is ever increasing, not discussing
the rational and efficient use of energy. From reflections on the theoretical
framework and analysis of the environmental education program developed by the
project studied, it is clear that environmental education was an important part in the
context of building the dam and in the list of environmental programs developed. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Usina hidrelétrica | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Crise energética | por |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | por |
dc.subject | Hydroelectric plant | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Energy crisis | eng |
dc.subject | Sustainable development | eng |
dc.title | Ações de educação ambiental na instalação de uma usina hidrelétrica na região noroeste do Rio Grande do Sul | por |
dc.title.alternative | Environmental education action’s in a hydroelectric plant construction in northwestern of Rio Grande do Sul, Brazil | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo pretendeu estudar ações de educação ambiental na instalação de
uma usina hidrelétrica na Região Noroeste do RS. A partir da reflexão teórica sobre:
a problemática energética e ambiental, o desenvolvimento sustentável e a educação
ambiental nesse processo, esta investigação analisou a proposta de educação ambiental
implantada no processo de instalação da usina hidrelétrica São José, no que
concerne aos seus propósitos e a sua efetivação. A pesquisa se caracterizou por
sua natureza qualitativa, constituindo-se em uma investigação exploratória e descritiva.
Quanto aos meio empregou-se, nesta investigação, a pesquisa bibliográfica, a
coleta dos dados primários que foi feita mediante entrevistas e consulta em fontes
secundárias, em documentos da UHE e em sites oficiais. O tratamento dos dados
realizou-se por análise de conteúdo. A investigação caracteriza-se também como um
estudo de caso. Delineando as discussões em torno da geração de energia, verificase
que as hidroelétricas cumprem um papel importante, dada a sua capacidade de
geração de recursos e o fato deste ser um dos mais limpos – se comparado às fontes
fosseis, por exemplo – no entanto, não se discute o porquê da demanda energética
ser sempre crescente, não se discute o uso racional e eficiente da energia. A
partir das reflexões do referencial teórico e da análise do programa de educação
ambiental desenvolvido pelo empreendimento estudado, percebe-se que a educação
ambiental teve uma relevância parcial no contexto da construção da barragem e no
rol dos programas ambientais desenvolvidos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |