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dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorVitcel, Marlise Sozio
dc.date.accessioned2019-08-26T15:41:56Z
dc.date.available2019-08-26T15:41:56Z
dc.date.issued2011-08-20
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18022
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aimed to study environmental education in the installation of a hydroelectric power plant in northwestern of Rio Grande do Sul, Brazil. From the theoretical reflection: the energy and environmental issues, sustainable development and environmental education in this process, this research examined the proposal for environmental education implemented in the process of installing the hydroelectric San Jose, with regard to its purpose and its effectiveness. The research is characterized by its qualitative nature, being in an exploratory and descriptive. As for the means employed to this investigation, the literature search, the primary data collection that occurred through interviews and secondary sources consulted in the documents of the hydroelectric plant and official sites. The data was made by content analysis. The research is also characterized as a case study. Outlining the discussions of power generation, it appears that the hydroelectric play an important role, given its ability to generate action and the fact it is one of the cleanest - as compared to fossil fuels, for example - however, not discusses why energy demand is ever increasing, not discussing the rational and efficient use of energy. From reflections on the theoretical framework and analysis of the environmental education program developed by the project studied, it is clear that environmental education was an important part in the context of building the dam and in the list of environmental programs developed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectUsina hidrelétricapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCrise energéticapor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectHydroelectric planteng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnergy crisiseng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.titleAções de educação ambiental na instalação de uma usina hidrelétrica na região noroeste do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeEnvironmental education action’s in a hydroelectric plant construction in northwestern of Rio Grande do Sul, Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo pretendeu estudar ações de educação ambiental na instalação de uma usina hidrelétrica na Região Noroeste do RS. A partir da reflexão teórica sobre: a problemática energética e ambiental, o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental nesse processo, esta investigação analisou a proposta de educação ambiental implantada no processo de instalação da usina hidrelétrica São José, no que concerne aos seus propósitos e a sua efetivação. A pesquisa se caracterizou por sua natureza qualitativa, constituindo-se em uma investigação exploratória e descritiva. Quanto aos meio empregou-se, nesta investigação, a pesquisa bibliográfica, a coleta dos dados primários que foi feita mediante entrevistas e consulta em fontes secundárias, em documentos da UHE e em sites oficiais. O tratamento dos dados realizou-se por análise de conteúdo. A investigação caracteriza-se também como um estudo de caso. Delineando as discussões em torno da geração de energia, verificase que as hidroelétricas cumprem um papel importante, dada a sua capacidade de geração de recursos e o fato deste ser um dos mais limpos – se comparado às fontes fosseis, por exemplo – no entanto, não se discute o porquê da demanda energética ser sempre crescente, não se discute o uso racional e eficiente da energia. A partir das reflexões do referencial teórico e da análise do programa de educação ambiental desenvolvido pelo empreendimento estudado, percebe-se que a educação ambiental teve uma relevância parcial no contexto da construção da barragem e no rol dos programas ambientais desenvolvidos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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